30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista

MP aciona Brumado na Justiça para garantir monitores escolares para PcD

Mais Lidas

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de justiça Alex Bezerra Bacelar, ajuizou uma ação civil pública contra o Município de Brumado, para assegurar a presença e acompanhamento de monitores escolares para pessoas com deficiência. A Ação foi ajuizada nesta quarta-feira (8).

De acordo a ação, em caráter de urgência, determina que o Município seja obrigado a oferecer, imediatamente e de forma contínua, o profissional de apoio escolar a todos os 226 alunos com necessidades especiais e matriculados no ano de 2022 nas escolas da rede municipal de educação de Brumado, além dos que vierem a matricular-se no ano de 2023.

Ação determinou 30 dias para que o Município apresente um plano de gestão que assegure a oferta dos profissionais, de modo a “evitar qualquer desassistência a alunos com deficiência”, por falta do acompanhamento necessário.

A ação levou em consideração diversas demandas individuais apresentadas ao MP informando situações de violação do direito à educação de estudantes da rede municipal.

As reclamações relatam que os estudantes com deficiência encontram dificuldades para frequentar e permanecer na escola pois necessitam de profissionais com especialização adequada, em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular, capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.

A prefeitura até o momento não se posicionou sobre o caso.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas