35.1 C
Guanambi
27.1 C
Vitória da Conquista

Morador registrou lobo-guará na zona rural de Palmas de Monte Alto

Mais Lidas

Um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) foi visto em um fazenda na zona rural de Palmas de Monte Alto. O animal foi filmado após atravessar uma estrada vicinal localizada às margens da BA-263, rodovia que liga o município a Sebastião Laranjeiras. O registro foi feito na tarde desta quinta-feira (9).

Pelo tamanho do animal, é possível concluir que se trata de um exemplar adulto. A localidade em que ele foi avistada fica na área de amortecimento do Parque Estadual Serra dos Montes Altos, área de preservação ambiental considera refúgio da vida silvestre.

Marcos Eduardo, o jovem que fez o vídeo, relata que enquanto se dirigia à fazenda Calundu, avistou algo atravessando a estrada, acreditando se tratar de um potro que teria escapado da fazenda. Ele então foi em sua direção e se surpreendeu a ver que se tratava de um lobo-guará. Ao perceber a presença humana, o animal se escondeu embaixo de um umbuzeiro e logo após, lentamente, foi se afastando até sumir em meio à vegetação do local.

Identificar um lobo-guará não é muito difícil, já que suas características o torna facilmente reconhecido. Pernas, longas e finas, e sua pelagem predominantemente avermelhada são inconfundíveis.

O animal é considerado o maior canídeo da América do Sul, podendo atingir entre 20 e 30 quilos de peso e até 90 centímetros na altura Típico do cerrado, ele ocorre em boa parte da América do Sul, e sua preferência é por áreas de savana.

Embora não seja considerado ameaçado de extinção, os países onde há ocorrência do lobo-guará mantém algum tipo de alerta sobre a sua preservação. A existência do animal é ameaçada pelo avanço do desmatamento sobre os territórios em que habita.

A presença desse animal na serra dos montes alto demostra a riqueza da fauna local, servindo também de alerta para urgente necessidade de se efetivar as políticas de preservação nas áreas da parque.

Desde 2020, o lobo-guará ficou mais conhecido da população. Ele passou a estampar as cédulas de R$ 200, lançadas naquele ano.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas