21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Integrantes do MST deixaram fazenda ocupada na Bahia

Mais Lidas

Um fazenda foi ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na madrugada do último domingo (12). A ocupação durou até esta terça-feira (14), de forma pacífica, após diálogo com herdeiros da propriedade.

O MST informou que cerca de 170 famílias tomaram a “Fazenda Recreio”, que abrange uma área de 1.400 hectares no município de Macajuba, na Chapada Diamantina, a cerca de 300 quilômetros de Salvador.

A entidade alegou que a fazenda é improdutiva e está abandonada há anos sem cumprir sua função social. “Defendemos o direito à terra, a produção de alimentos saudáveis e comida na mesa do povo”, declarou a dirigente do MST na Chapada Diamantina, Simone Souza.

O neto do proprietário da fazenda, Bruno Oliveira de Carvalho, disse à imprensa que as terras fazem parte de um inventário e que não ocorreu nenhuma confusão até a retirada das famílias.

“Nos reunimos (produtores locais e herdeiros) em Macajuba e fomos negociar com eles. Mostramos que a fazenda está inventariada na Justiça, que não era para terem invadido e eles resolveram sair pacificamente”, comentou ao Correio.

Ele ainda declarou que esteve presente com a mobilização de fazendeiros no local, mas que a Polícia Militar deixou apenas ele e outro herdeiro entrar na fazenda para conversar com líderes do movimento. A situação foi resolvida no final da tarde e os sem-terra foram para outro assentamento na cidade.

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) informou que policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) atenderam a uma ocorrência “com a informação de que um grupo de pessoas teria invadido uma propriedade rural no município de Macajuba”.

“Policiais do 11º BPM, da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Chapada e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada reforçam o policiamento na região”, concluiu a PMBA.

Em fevereiro, integrantes do movimento ocuparam três fazendas da Suzano na Bahia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas