30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista

Jequié é o primeiro município a implantar o Projeto Busca Ativa Solidária no interior

Mais Lidas

O município de Jequié será a primeira cidade no interior da Bahia contemplada com a implantação do Projeto Busca Ativa Solidária. A inauguração acontecerá nos dias 22 e 23 de março, e visa apresentar os voluntários que participarão do Projeto Busca Ativa Solidária desenvolvido no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Jequié.

Além disso, o Programa ‘Bahia.Estado Voluntário’ promoverá uma reunião no auditório do Complexo Integrado De Educação Básica Profissional e Tecnológica (Cieb- Jequié), onde apresentará o Programa de Voluntariado da Bahia para as Instituições do terceiro setor, dando conhecimento da ferramenta tecnológica que hoje conta com mais de 12 mil voluntários.

Estas iniciativas fazem parte da Caravana de Interiorização do Voluntariado e o Projeto Busca Ativa Solidária, que promove a cultura do voluntariado unindo as Organizações Não-Governamentais e instituições do terceiro setor municipais com os voluntários inscritos na plataforma.

Saiba mais sobre a Interiorização do Voluntariado

A coordenação do Programa Bahia.Estado Voluntário já realiza capacitações nas unidades da Rede SAC em outros municípios baianos, com o intuito de divulgar a plataforma de voluntariado, e posteriormente, implementar o projeto Busca Ativa Solidária em unidades na região metropolitana de Salvador e no interior.

Até o momento, as capacitações já chegaram aos municípios de Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Lauro de Freitas, Ilhéus, Itabuna e Jequié, durante as caravanas de interiorização do voluntariado.

Entenda como funciona 

O candidato em potencial se inscreve na Plataforma do Programa Bahia.Estado Voluntário (www.estadovoluntario) e escolhe o Projeto ‘Interiorização do voluntariado’ – na cidade que deseja trabalhar. Após a candidatura é contatado e passa por uma triagem de perfil, depois recebe duas capacitações: a capacitação para as atividades que desenvolverá na Busca Ativa no SAC e a capacitação no modelo de atendimento da Rede SAC. O voluntário atua por um ano, e, ao final da prestação do serviço, recebe um certificado emitido pela plataforma.

Atualmente o projeto já acontece no SAC do Shopping Bela Vista, onde 17 voluntários estão atuando, apresentando a plataforma do voluntariado para todos os visitantes do SAC, que esperam seu atendimento, tirando dúvidas e convidando pessoas e instituições a se cadastrarem na plataforma eletrônica. A plataforma do Voluntariado promove o encontro entre voluntários e projetos. Esta ação no ambiente do SAC garante que a plataforma cresça no número de voluntários e projetos, promovendo a cultura do voluntariado.

De acordo com Kátia Camillo, coordenadora do projeto Busca Ativa Solidária e da plataforma Bahia.Estado Voluntário, a parceria entre o SAC e o Programa de Voluntariado na Bahia pretende alcançar ainda mais voluntários. “Com o sucesso desta parceria, pretendemos alcançar muitas cidades do interior e zona metropolitana, proporcionando a qualquer pessoa que queira ser voluntário, um lugar seguro para se cadastrar e obter informações de projetos e campanhas, assim como as Instituições sem fins lucrativos que querem se cadastrar e precisam de voluntários para alavancar as suas atividades de solidariedade. No final, o ganho é social, para toda a Bahia”, disse.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas