26.9 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Meses de fevereiro e março de 2023 foram os mais secos já registrados pelo Inmet em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Anúncio

Desde o dia 22 de janeiro não chove de forma significativa em Vitória da Conquista. Durante os últimos 70 dias, ocorreram apenas algumas chuvas fracas e isoladas na cidade e na zona rural.

De acordo com os dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada na Universidade do Estado da Bahia (Uesb), nos 59 dias dos meses de fevereiro e março, o acumulado de chuva foi de apenas 16,8 milímetros (mm), distribuídos em 14 dias com registros de precipitações.

Desde 2008, este foi o menor volume de chuva registrado no somatório dos dois meses. O menor valor até então era do somatório de fevereiro e março de 2016, quando foram registrados apenas 24,4 mm. A média da somatório do acumulados destes dois meses é de 103 mm. Já o ano que mais choveu neste período foi 2017, quando a precipitação superou os 186 mm neste período.

A situação de seca em praticamente dois terços do verão causa preocupações na cidade quando à disponibilidade de água dessendentação e até mesmo para o consumo humano em algumas localidades.

As condições climáticas coincidem com o fim do período de três meses de atuação da La Ñina, fenômeno que favoreceu a ocorrência de chuvas bastante expressivas na região nos últimos três anos.

Enquanto o outono avança, as possibilidades de chuvas expressivas vão diminuindo, deixando um cenário de pouca oferta de água para os próximos meses. Lagoas, açudes e aguadas que deveriam estar cheios ao fim do período chuvoso estão com níveis bem abaixo do esperado.

As previsão para os próximos dez dias apontam que pode chover na região a partir desta segunda-feira (3). No entanto, os volumes esperados para o período podem não ser suficientes para reverter o quadro de seca, uma vez que os acumulados devem ficar entra 20 e 30 mm.

Veja a previsão para os próximos dez dias

Operação Carro Pipa

Na última terça-feira (28), foi realizado em Vitória da Conquista o primeiro encontro dos presidentes das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec) do Estado, promovido pelo 19º Batalhão de Caçadores (BC) da 6ª Região Militar e apoiado pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

O objetivo da reunião foi discutir questões referentes à Operação Carro-Pipa no estado, que visa levar água potável às localidades que necessitam. Os representantes do Exército abordaram os trâmites para inclusão da cidade na operação, a execução, rotinas, documentos e os prazos aos quais as coordenadorias devem estar atentas.

Representantes de Vitória da Conquista, Maracás, Mirante, Presidente Jânio Quadros, Piripá, Brumado, Anagé, Mirante e Irajuba, entre outros municípios, participaram do encontro. Foi elaborado um documento assinado pelas coordenadorias, que será entregue aos representantes dos governos Estadual e Federal.

A prefeita Sheila Lemos estava em Brasília, entregou ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional um ofício solicitando a ampliação da Operação Carro-Pipa no município. Atualmente, apenas 17 carros-pipa participam da operação em Vitória da Conquista, para atender 132 localidades nos 11 distritos rurais.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas