34.9 C
Guanambi
26.4 C
Vitória da Conquista

Encontro Regional em Vitória da Conquista discutirá potencialidades do Umbu Gigante

Mais Lidas

Nos dias 17 e 18 de abril, a cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, será palco do Encontro Regional Umbu Gigante e suas potencialidades. O evento reunirá pesquisadores, especialistas e produtores para discutir temas relacionados ao manejo agronômico do umbuzeiro, colheita, pós-colheita e comercialização, atualidades, perspectivas e aspectos socioeconômicos do umbuzeiro, entre outros assuntos.

A programação do encontro contará com palestras realizadas por pesquisadores de renomadas instituições como a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep).

O destaque do evento será o lançamento do livro “Umbuzeiro: uma alternativa para o semiárido”, que aborda as potencialidades do cultivo do umbuzeiro no semiárido baiano, apresentando informações técnicas e científicas sobre a planta, além de experiências de sucesso na região.

O primeiro dia do encontro acontecerá no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista, das 8h às 18h, com palestras e mesas-redondas sobre o tema. Já no dia 18 de abril, o Dia de Campo está programado para acontecer na Fazenda Pedra Mole, em Vitória da Conquista, com demonstrações práticas de técnicas e experiências bem-sucedidas de cultivo do umbuzeiro.

As inscrições podem ser feitas através do formulário on-line ou presencialmente, no primeiro dia do evento, das 8h às 9h. Os interessados em participar do encontro também podem entrar em contato com os organizadores pelo e-mail orlandosilvio@ufba.br ou pelo perfil do Encontro no Instagram.

O Umbu Gigante é uma variedade de umbuzeiro com frutos maiores e mais suculentos que o umbu comum, e que tem se mostrado uma excelente opção de cultivo para a região do semiárido baiano, por sua adaptabilidade às condições climáticas e sua importância socioeconômica para a região. O encontro regional é uma oportunidade única para os produtores e pesquisadores se atualizarem sobre as potencialidades do cultivo do Umbu Gigante, e para trocarem experiências e informações sobre o tema.

Veja a programação completa

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas