23.9 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista decretou situação de emergência por conta da seca

Mais Lidas

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, decretou situação de emergência nos distritos de Bate-Pé, Dantelândia, Inhobim, São Sebastião, Cabeceira do Jiboia, São João da Vitória, Cercadinho, Iguá, Veredinha, Pradoso e José Gonçalves, devido à estiagem que afeta a zona rural da cidade. O decreto nº 22.562 foi publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira, 5 de abril.

Na avaliação do município, a falta de chuvas nesses locais desde 2015 tem afetado a pecuária de leite e corte, além da ovinocaprinocultura, pois a escassez de água prejudica o desenvolvimento das pastagens e a reposição dos mananciais. As aguadas estão com nível baixo, e as reservas destinadas ao abastecimento humano também estão se esgotando, com registros de reservatórios que já secaram em alguns locais.

No último domingo (2), foram registradas chuvas nas cidades entre 10 e 15 milímetros (mm), no entanto, elas não foram suficientes para reverter o quadro de seca, causado por uma estiagem iniciada em 22 de maio, última vez que choveu de forma significativa na cidade.

A Operação Carro-Pipa é um dos principais objetivos do decreto, já que é necessária a vigência do Reconhecimento Federal da Situação de Emergência para sua execução. Atualmente, a operação oferece 16 lotes de credenciamento, mas apenas 12 estão ativos devido ao desinteresse dos prestadores de serviço.

Cerca de 9 mil pessoas que vivem na zona rural da cidade necessitam do fornecimento de água potável, e o decreto dá respaldo jurídico para que o Governo Municipal faça a contratação de novos caminhões-pipa com recursos próprios para complementar a operação.

O Governo Municipal informou que está dialogando com o Governo Federal e com o Escritório Regional da Operação Carro-Pipa do Exército para buscar a ampliação da operação, por meio da implantação de novos pontos de abastecimento e do atendimento a localidades que ainda não são assistidas. A Prefeitura também pleiteia a adesão ao Convênio Operação Água Potável junto à Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Em uma reunião realizada no dia 28 de março em Vitória da Conquista, representantes do Exército e de equipes da Defesa Civil de 24 municípios do sudoeste baiano elaboraram um documento sugerindo a transformação da Operação Carro-Pipa em um programa contínuo para que a distribuição de água potável ocorra de forma ininterrupta.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas