23.4 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Salvador foi o destino mais vendido do Brasil em 2022

Mais Lidas

Salvador foi o destino brasileiro mais vendido no ano de 2022, de acordo com os dados apresentados pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) nesta semana. A capital baiana ficou à frente de importantes destinos turísticos como Porto de Galinhas, Recife e São Paulo, que ficaram na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.

Em relação à quantidade de dias dos visitantes nas cidades, todos os municípios apresentaram percentuais de crescimento em comparação com o período anterior à pandemia. Salvador foi mais uma vez destaque. Além da capital baiana, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Goiânia, Florianópolis e Manaus apresentaram percentuais acima de 25% para a diária média.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, os dados apresentados pela Braztoa materializam o trabalho diário que vem sendo feito pela gestão municipal para transformar a capital baiana no destino mais desejado do Brasil. “Esses números são resultado de um movimento intenso e contínuo da Prefeitura de Salvador em trazer novos equipamentos, em se conectar de forma muito direta com o afroturismo e investimento em infraestrutura. É só o começo. Tenho a absoluta convicção que Salvador tem muito potencial para se consolidar como a cidade mais atrativa de todo o país”, declarou.

O diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, também vê com muito otimismo o resultado da pesquisa. “Com muita alegria recebemos essa notícia que Salvador foi o destino brasileiro mais vendido de 2022. Acreditando muito no potencial turístico de nossa cidade. Agora nossa responsabilidade só cresce. Precisamos nos manter nessa posição e fazer com que a nossa cidade seja cada vez mais desejada por turistas do Brasil e de outros países”, celebrou.

Estatísticas – Aproximadamente 38% dos embarques nacionais foram para a região Nordeste, 23% para o Sudeste e 17% para o Sul. O anuário da Braztoa também aponta que os resorts são os produtos mais vendidos em todo o Brasil, seguidos das praias, dos Lençóis Maranhenses e do Beto Carrero World.

Em 2022, após a pandemia, o turismo brasileiro apresentou resultados bastante positivos. Segundo dados da Fecomercio-SP, o setor de Turismo teve um faturamento de R$ 94 bilhões em todo o país no primeiro semestre do ano passado. Comparado ao mesmo período de 2021, o aumento foi cerca de 33%. Em 2022, foram contabilizados 8,4 milhões de embarques, 13,5% a mais que em 2021, e 29,2% acima do obtido em 2019.

O Sistema de Tráfego Internacional (STI) consolida os movimentos migratórios em território brasileiro, ou seja, as entradas e saídas de pessoas no país. Em 2022, foram registradas 4,5 milhões de entradas no Brasil, sendo 1,59 milhões por motivos de turismo.

Setur-BA garante ações para manter Salvador na liderança dos destinos mais visitados

A posição de Salvador como o destino mais vendido do país, em 2022, segundo levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), não surpreendeu a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). O órgão investe na promoção nacional e internacional do destino Bahia, com ênfase na capital e sua diversidade de atrativos, incluindo o incentivo às atividades de mergulho e avistamento de baleias, na Baía deTodos-os-Santos. A secretaria, que atua ainda em infraestrutura, receptivo e captação de eventos, cruzeiros e voos para a cidade, esperava por essa grande procura dos brasileiros.

“Temos trabalhado para atrair mais turistas a Salvador, em um esforço conjunto dos poderes públicos e do trade, tendo à frente o Governo do Estado, e esperávamos por esse resultado. É a maior temporada de cruzeiros da cidade, que começou no ano passado, e sua conectividade aérea foi ampliada. As obras náuticas na Baía de Todos-os-Santos são as maiores do país, captamos eventos, trazendo milhares de visitantes à capital, além de projetos para o turismo étnico-afro e apoio à cultura e ao esporte. Vamos seguir, com novas entregas e parcerias, para manter o primeiro lugar”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Não é apenas Salvador que tem motivos para comemorar. Recentemente, a zona turística baiana Chapada Diamantina foi eleita como o local mais visitado pelos brasileiros, em 2022, de acordo com pesquisa da plataforma de viagens Melhores Destinos. “Isso mostra que a Bahia, seja na capital ou no interior, exerce posição de liderança no turismo nacional”, pontuou Bacelar.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas