27.6 C
Guanambi
23.1 C
Vitória da Conquista

Previsão aponta possibilidade de chuvas em toda a Bahia durante feriadão de Tiradentes

Mais Lidas

Depois do primeiro feriado prolongado do mês de abril ser de sol e calor na maior parte dos destinos turísticos da Bahia, o feriado de Tiradentes, comemorado no dia 21 de abril, próxima sexta-feira, deve ser de chuva na maior parte do estado. Até lá, deve continuar fazendo calor nas maiores áreas do estado.

O destaque vai para a faixa litorânea que vai de Valença até a divisa com o Espírito Santo. As previsões dos principais institutos de meteorologia e modelos meteorológicos, pesquisados pela Agência Sertão, são unânimes em indicar possibilidade de acumulados superiores a 200 milímetros (mm) entre 20 e 25 de abril em Porto Seguro, um dos lugares mais procurados por turistas do país e e por estrangeiros em viagem ao Brasil.

Na região mais ao Sul, na faixa que vai de Alcobaça a Nova Viçosa, pode chover entre 100 e 200 mm neste período. Já na faixa de Valença a Ilhéus, os volumes esperados devem ficar abaixo dos 100 mm, e em Salvador, as previsões indicam acumulado entre 40 a 50 mm no feriadão.

Na parte semiárida do interior do estado, as chuvas devem ser mais raras, mas podem ocorrer temporais em algumas áreas. Na Chapada Diamantina, outro destino turístico muito procurado por pessoas de várias partes do país, as chuvas também não devem passar dos 50 mm, assim como no planalto onde fica localizada a cidade de Vitória da Conquista. Na Região de Guanambi, onde o calor está batendo recordes, as previsões são de chuvas na faixa de 30 mm, semelhantes aos volumes previstos para o Oeste do Estado.

As regiões de Paulo Afonso e Juazeiro devem ficar com os menores volumes de chuva, com acumulados inferiores a 20 mm.

Por conta da atuação de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), as chuvas ficarão mais concentradas na Região Norte e no norte da Região Nordeste nos próximos dias. Em boa parte do centro do país o tempo está seco e o calor segue forte. Estas áreas, incluindo parte da Bahia, estão passando pelo fim do período chuvoso.

Veja a previsão para toda a Bahia nos próximos dez dias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas