23.2 C
Guanambi
19.3 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista registrou novo aumento de casos de dengue, zika e chikungunya

Mais Lidas

De acordo com o boletim epidemiológico do Centro de Controle de Endemias de Vitória da Conquista, de janeiro até nesta segunda-feira (17), foram registrados 203 casos de dengue, 158 de chikungunya e nove de zika. Neste ano, já são 370 casos, dos quais 152 novos casos desde o dia 21 de março, quando haviam 218 casos, o que representa um aumento de 69,72% em 26 dias.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou, nos últimos meses, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, incluindo o uso de drone para identificar possíveis criadouros. O objetivo é conter a transmissão da dengue, zika e chikungunya, mas, ainda assim, os casos dessas doenças aumentaram na cidade. Dessa forma, a SMS emitiu uma nota solicitando a participação da população, que é primordial para ajudar a reverter esse cenário. “Estamos fazendo o trabalho de controle, principalmente nos bairros com alta infestação e notificações de pessoas adoecidas. Os agentes estão nas ruas, mas precisamos muito da ajuda e da conscientização da população nesse combate para que esses números não avancem ainda mais”, fez o apelo a coordenadora do CCE, Gabriela Andrade.

Trabalho contínuo
Os mutirões de combate ao mosquito já foram realizados bairros Ibirapuera, Cruzeiro, Terras do Remanso, Flamengo, Santa Cruz, e nos distritos de Bate-Pé, Veredinha e São João da Vitória. Além das ações de borrifação de inseticida em pontos estratégicos que apresentam maiores riscos, mapeamento de mais de 500 focos de reprodução do mosquito identificados pelo drone, atendimento de denúncias feitas pela população e o trabalho educativo em escolas.

A maior responsabilidade nessa luta ainda está nas mãos de cada morador, que deve manter os cuidados de limpeza e higiene dentro de casa para evitar que o mosquito encontre condições para se reproduzir. A prevenção deve ser feita com a vedação adequada das caixas d’águas e piscinas, água parada em pequenos recipientes, ralos, calhas, vasos de plantas e até a caixa externa de desgelo da geladeira. O descarte do lixo também deve ser feito em horário e locais apropriados.

Para fazer a denúncia de alguma situação de risco, entre em contato com o Centro de Controle de Endemias por meio do número: (77) 3429-7419, que os agentes irão até o local para fazer a vistoria.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas