Estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) realizaram uma manifestação durante esta quarta-feira (19), cobrando a convocação imediata dos professores aprovados no último concurso, realizado em 2022. Os discentes alegaram que estão prejudicados diante da falta de professores na instituição.
“O nosso curso está prestes a parar pela falta de professor e a primeira turma nem tem perspectiva de formar. Precisamos de uma solução tanto da reitora quanto do Governo do Estado e do Ministério Público. Até o momento, nada foi feito”, lamentou a estudante Mariana Santos Campos do curso de Medicina Veterinária, campus IX.
Outra manifestante destacou que situação semelhante enfrentam os discentes dos campi de Paulo Afonso, Caetité e Seabra, onde a carência de professores tem afetado diretamente o cronograma de aulas.
“O Ministério Público não dá informações pra gente e a reitora [Adriana Marmori] só tem respostas vagas, deixando sempre os alunos, os próprios professores que fizeram o concurso e os coordenadores de cursos sem saber o que está acontecendo”, revelou revoltada considerando uma atitude falta de respeito.
O concurso da Uneb está teve seu andamento suspenso por ordem da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, a pedido do Ministério Público estadual (MPBA).
O órgão alegou que a instituição realizou o concurso com prazo exíguo para finalização. Também alegou, com base em denúncias apresentadas por candidatos, problemas na identificação das folhas de respostas da prova escrita e problemas para composição das bancas examinadoras, o que em alguns casos, teria beneficiado candidatos que tiveram pessoas com afinidade ou laços profissionais ou acadêmicos entre os seus avaliadores.
O MPBA também apontou que houve modificações das composições das bancas para algumas vagas durante o período de correção das provas objetivas e adoção irregular do caráter eliminatório da prova de títulos.
Empasse???