30.7 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Treinamento ensinou técnicas cultivo de larvas de camarão-pitu, espécie em risco de extinção no rio São Francisco

Mais Lidas

Técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram de capacitação sobre o cultivo de larvas de camarão-pitu. O treinamento foi realizado nessa quarta-feira (19), no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB). A iniciativa contribui para a capacitação continuada da equipe envolvida no projeto de produção do camarão-pitu na unidade.

De acordo com a Codevasf, a capacitação foi ministrada por Petrônio Coelho Filho, professor do curso de Engenharia de Pesca da Ufal. O treinamento abordou aspectos como a biologia dos camarões de água doce, desenvolvimento de larvas, sistemas de produção, manejo alimentar, manejo da água e biossegurança.

O engenheiro de pesca Alexandre Delgado, analista em desenvolvimento regional da Codevasf, afirmou que os treinamentos são importantes para manter os técnicos atualizados sobre as técnicas de cultivo. “O domínio das técnicas manejo é essencial para que possamos seguir avançando nos estudos da produção do camarão-pitu e aumentar a nossa produtividade”, explicou.

Reprodução | Codevasf

Iniciado em 2018, o projeto de produção do camarão-pitu é realizado em parceria entre a Codevasf e a Ufal. Desde o início, já foram produzidas mais de 60 mil pós-larvas da espécie, considerada em risco de extinção na bacia do rio São Francisco. Atualmente, é a única unidade de produção em massa do camarão-pitu em cativeiro no país.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas