21.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Vantagens de ter um telefone celular com leitor digital

Mais Lidas

Todos somos diferentes e não há ninguém que seja idêntico a outra pessoa. Partindo desse princípio, no final do século XIX, Francis Galton, um matemático e inventor inglês, criou o sistema moderno de impressões digitais.

Dado que as impressões digitais não se repetem, quer dizer, são próprias de cada indivíduo, este mecanismo utiliza a impressão das elevações da pele dos dedos sobre uma superfície plana e lisa para identificar as pessoas.

Graças ao progresso científico e tecnológico, este sistema começou a ser aplicado em diferentes campos, como, por exemplo, a criminologia e a emissão de documentos oficiais. Hoje em dia, sua utilização se espalhou e chegou à vida cotidiana das pessoas.

O surgimento de celulares com leitor digital é uma prova disto. Quer conhecer quais são as vantagens de contar com um dispositivo que tenha esta característica. Não deixe de ler este artigo!

O que é um leitor digital

Como seu próprio nome sugere, trata-se de um sistema que permite a identificação de uma pessoa através das digitais. No caso dos smartphones, este mecanismo permite que o dono de um dispositivo desbloqueie a tela usando seus dedos.

Junto com o reconhecimento facial e o detetor da íris ocular, o sistema leitor de digitais é um dos mais seguros entre as diferentes possibilidades que oferece a biometria para a identificação dos indivíduos.

Qual é a importância do leitor digital nos celulares

Quando saíram ao mercado, os telefones celulares possuíam sistemas de segurança básicos que, embora funcionem, têm uma alta probabilidade de serem vulnerados.

Em consequência, os fabricantes dos dispositivos decidiram incluir mecanismos de proteção mais avançados para garantir a privacidade dos dados e evitar usos indevidos. O leitor de digitais é um deles. Vamos ver quais são as vantagens e a importância de contar com um aparelho que tenha esta funcionalidade.

Acesso exclusivo e maior segurança

Os celulares com leitor digital garantem que apenas o dono do aparelho possa acessar as informações que se encontram registradas dentro, sejam telefones, conversas, mensagens e inclusive aplicativos. Basta com que o proprietário coloque o dedo sobre o sensor da tela e celular proporcionará acesso imediato.

Este mecanismo é muito mais seguro que os que utilizam combinações numéricas (PIN) ou padrões de desbloqueio que podem ser descobertas por outras pessoas e utilizadas com fins maliciosos.

Maior rapidez e conforto

Precisa “abrir” seu dispositivo rapidamente para ler uma mensagem ou fazer uma ligação? Digitar uma senha numérica ou desenhar um padrão ligando pontos espalhados na tela são métodos seguros, mas com certeza não são rápidos.

O leitor digital reduz a quantidade de toques necessários para desbloquear a tela e, consequentemente, também diminui o tempo de abertura. Esta funcionalidade é muito importante em emergências ou urgências.

Proteção reforçada das informações

Como mencionamos, os celulares com leitor digital garantem que apenas o dono do aparelho possa desbloquear a tela, aumentando a segurança.

No entanto, existem alguns modelos que levam a proteção mais longe, já que brindam a possibilidade de registrar impressões digitais não somente do polegar, senão dos diferentes dedos para utilizar cada uma em diferentes aplicativos. Desta forma, incrementam a proteção dos dados e das informações.

Proteção contra erros e esquecimentos

Quantas vezes você esqueceu uma senha ou colocou uma combinação errada de números, bloqueando o acesso ao aparelho por alguns minutos?

Nos celulares com leitor digital este tipo de erros e esquecimentos não existem, pois basta com apoiar o dedo na tela e pronto: o acesso está garantido.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas