21.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Chesf aumenta vazão de Sobradinho para recuperar volume de Itaparica

Mais Lidas

A Eletrobras Chesf anunciou que irá aumentar a vazão do rio São Francisco a partir da Hidroelétrica de Sobradinho, na Bahia. De acordo com a companhia, as tratativas foram feitas junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e levam em conta o fim o final do período úmido 2022/2023 na bacia hidrográfica.

O processo de aumento foi iniciado neste sábado (29)  e tem como finalidade elevar o armazenamento do Reservatório de Itaparica (PE) para o patamar de 90% de seu volume útil.

A vazão passou para 1.500 m³/s em Sobradinho, e chegará a 1.900 m³/s na terça-feira (2), devendo permanecer neste patamar até nova avaliação.

No Reservatório de Xingó, por sua vez, continuarão a ser praticadas vazões médias diárias da ordem de 1.100 m³/s.

Sobradinho encontra-se com cerca de 94% de seu volume útil, enquanto Itaparica está com 47,2%.

A Companhia destacou que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores de vazão, com prévia informação à sociedade e entidades envolvidas na Bacia do Velho Chico, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, e conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo ONS, e obedecendo à regulamentação vigente.

Veja também:

Bandeira tarifária verde é mantida pela Aneel para o mês de maio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas