21.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

IF Baiano oferta 285 vagas em cursos de formação inicial e continuada em Uruçuca

Mais Lidas

O IF Baiano – Campus Uruçuca está com inscrições abertas para 14 turmas em cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC. Ao todo, são 285 vagas nos cursos de Aquaponia, Produção de lácteos, Programador Web, Montagem e Manutenção de Computadores, Desenvolvimento de Jogos Cibernéticos, Boas Práticas de Produção de Sabonetes Naturais e Velas Aromáticas, Informática Básica, Como trabalhar com planilhas eletrônicas, Tecnologia e processamento de frutas e hortaliças, Meliponicultura básica e Quintais produtivos. As inscrições são gratuitas e encerram dia 08 de maio.

Para se inscrever, basta preencher este formulário digital e enviar a documentação solicitada. O critério de seleção é a ordem de inscrição. O candidato deve realizar apenas uma inscrição por curso, caso efetive mais de uma inscrição, será considerada como inscrição válida a última efetuada. Para saber as condições de participação e documentação necessária, é preciso ler atentamente o edital.

Saiba mais sobre os cursos:

Aquaponia
Qualificar agricultores familiares e profissionais de ciências das agrárias no manejo e no cultivo aquapônicos no intuito de racionalizar os recursos naturais, aumentando a produção e qualidade dos produtos. Público alvo: Agricultores, familiares e estudantes da área agrícola.

Produção de lácteos

Qualificar profissionais para conhecimentos de legislação e normas para o processamento de leite, desenvolvendo habilidades e conhecimentos técnicos para a confecção de produtos lácteos. Interessados em conhecer a tecnologia de alimentos aplicada no processamento do leite e seus derivados.

Programador Web
Implantar e executar o Curso de Programador Web, disponibilizando ao mercado de trabalho um profissional adequado à realidade do desenvolvimento tecnológico, e inserido no contexto social e humano, capaz de atuar em um mercado de trabalho globalizado, que seja possuidor de um pensamento sistêmico, mas, aberto, criativo, e intuitivo, capaz de adaptar-se a mudanças sociais e tecnológicas.

Montagem e Manutenção de Computadores
Habilitar profissionais com competências para realizar ações de Execução, Instalação, Configuração e Manutenção de Microcomputadores e Periféricos, utilizando-se de instrumentos de medição, ferramentas, manuais técnicos e softwares de acordo com as especificações, instruções e normas técnicas.


Desenvolvimento de Jogos Cibernéticos

O curso tem por objetivo a formação de profissionais que possam trabalhar no desenvolvimento de produtos de entretenimento digital, analógico e interativo, em diferentes plataformas como computadores e celulares.

Boas Práticas de Produção de Sabonetes Naturais e Velas Aromáticas

Ministração de Cursos de Formação Inicial e Continuada de produção de Sabonetes naturais e velas aromáticas para auxiliar no empreendedorismo de pessoas em vulnerabilidade social no município de Uruçuca e regiões circunvizinhas.

Informática Básica
Possibilitar a compreensão dos conceitos básicos de informática, adquirindo conhecimento necessário para o entendimento teórico sobre hardware, software e seus processos, explicando o funcionamento de cada um, bem como a diferença entre as duas partes discutidas. Além disso, adquirir conhecimento básico sobre o funcionamento de redes, apresentando componentes necessários para a criação de conexões, com a finalidade de obter comunicação para trocas e compartilhamento de dados.

Como trabalhar com planilhas eletrônicas
Possibilitar a compreensão dos conceitos básicos de planilhas, adquirindo conhecimento necessário para o entendimento teórico, além de dominar a inserção, alteração e consulta de dados na ferramenta, bem como transformar dados em informações. Além disso, adquirir conhecimento e saber aplicar fórmulas matemáticas, recursos, formatações e criação de gráficos, com a finalidade de obter uma boa formação base para o mercado de trabalho.

Tecnologia e processamento de frutas e hortaliças
Capacitar os alunos em conhecimentos que as habilitem a desenvolver competência técnica as atividades relacionadas a processamento de frutas e hortaliças, a fim de proporcionar uma alternativa de desenvolvimento sustentável para a região na qual estão inserido, a inclusão social e econômica dos mesmos por meio da ocupação e geração de renda.

Meliponicultura básica – 20h
Proporcionar aos agricultores familiares uma nova alternativa de renda, bem como também a conscientização para a importância das abelhas no meio ambiente como uma forma de preservação ambiental, influenciando na economia e desenvolvimento local e na diminuição da taxa de êxodo rural dos municípios. Público alvo: Produtores rurais.

Quintais produtivos – 20h
O objetivo é capacitar o/a morador(a) da periferia, e/ou agricultor(a) na produção de hortaliças e ervas medicinais. Público alvo: Comunidade local.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato por e-mail para:  extensao@uruçuca.ifbaiano.edu.br.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas