23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Municípios debateram resgate da linha férrea Salvador-Alagoinhas

Mais Lidas

Uma reunião com a presença de secretários de Turismo, Cultura e Educação dos municípios de Alagoinhas, Catu, Mata de São João, Dias D’Ávila, Pojuca, Iramaia, Entre Rios e Simões Filho, realizada na última quinta-feira (4) debateu o resgate da linha férrea Alagoinhas – Salvador e a renovação do contrato da empresa VLI, envolvendo o transporte ferroviário, que deve dar acesso aos municípios supracitados ao Porto Marítimo da Bahia de Todos-os-Santos.

Também foi discutido o funcionamento do Trem do Forró, que irá deflagrar o São João 2023 da Prefeitura Municipal de Alagoinhas. O encontro foi realizado em Alagoinhas, no Espaço Colaborar e teve a participação da Companhia Ferroviária VLI, do Movimento Trem de Ferro, do Grupo Germem, da Associação dos Engenheiros da Leste e da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.

Segundo a secretária Iraci Gama, o movimento de discussões sobre o trem e a ferrovia apresenta propostas e soluções para o caso, de interesse comum aos oito municípios representados na reunião. “Estamos sentindo que esse é o momento de nos organizarmos devidamente para apresentar uma proposição que tenha argumentos suficientes para mostrar a grande importância da ferrovia para o nosso Estado”.

A reunião resultou na constituição de um Grupo de Trabalho para buscar uma parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), executora de uma pesquisa sobre o trem regional Salvador-Alagoinhas, na Escola de Engenharia. O trem de passageiros que ligava as duas cidades foi desativado em 1986.

De acordo com a Prefeitura de Alagoinhas, pretende-se fazer uma atualização desse estudo, para que seja apresentado ao Governo do Estado, responsável por organizar um Plano Estratégico Ferroviário para a Bahia. “Queremos tirar a Bahia do quadrilátero de isolamento logístico, investindo nas ferrovias”, considerou Rafael Vasconcelos, Engenheiro e membro da Associação dos Engenheiros e Técnicos Ferroviários da Bahia e Sergipe – AELB.

A próxima reunião acontecerá no dia 11 de julho. “Vamos estar novamente reunidos para fazer um balanço do que a gente conseguiu realizar nesse período, a fim de que esse plano tenha fundamentos técnicos e também apoio político”, reforçou Iraci, ressaltando que sem o apoio político, o fundamento técnico não se viabiliza.

“Vamos lutar para que, no próximo ano, tenhamos não apenas um Trem do Forró, mas também um trem turístico, que possa estabelecer relação entre todos esses municípios aqui reunidos. Estamos com a possibilidade de uma expansão do trabalho conjunto dos municípios que estiveram aqui hoje, o que se caracteriza como um interesse muito grande dessas comunidades pelos temas do trem regional Salvador-Alagoinhas, trem turístico regional, Trem do Forró e a revitalização da ferrovia no estado da Bahia”, disse a secretária.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas