26.9 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista foi inserida oficialmente no roteiro turístico brasileiro

Mais Lidas

Anúncio

Vitória da Conquista foi inserida no mapa federal do turismo. A certificado pela Embratur foi emitido nesta sexta-feira (5) e divulgado no encerrada da segunda edição do Seminário Regional de Desenvolvimento Econômico.

Durante o seu pronunciamento, a prefeita Sheila Lemos afirmou que “existem várias formas de turismo. E Vitória da Conquista e a região Sudoeste passam a fazer parte, oficialmente, do turismo na Bahia”.

Outro momento simbólico do segundo dia do evento foi a entrega da versão final do Plano Municipal de Turismo (Planturis), documento elaborado em 2022, que se propõe justamente a colocar Vitória da Conquista na rota turística, abrindo possibilidades para que o município possa ter acesso a editais específicos abertos pelo Ministério do Turismo. Com esse avanço, torna-se possível, também, a abertura de oportunidades para que empresários locais do setor de turismo tenham acesso a créditos em melhores condições, especialmente junto aos bancos públicos.

Polo Têxtil de Vitória da Conquista

Outro tema a permear os debates foi o Polo Têxtil de Vitória da Conquista, cujo principal impacto, de acordo com as previsões do Governo Municipal, é a geração de milhares de novos empregos, já na primeira etapa do processo de implantação. “Não é mais um projeto. É uma realidade. Em pouco mais de um ano, o Polo Têxtil fomentará oito mil postos de trabalho”, apostou Marcos Ferreira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

A prefeita Sheila Lemos destacou, ainda, a característica regional do seminário e a importância de que o município não se isole das outras cidades localizadas na região Sudoeste. “Não adianta pensar Vitória da Conquista sem pensar na região Sudoeste. Precisamos estar conectados. As cidades vizinhas precisam estar junto”, defendeu Sheila.

A prefeita se referiu também ao tema do evento, “Conectando pessoas e oportunidades”, trazendo-o para a realidade do público local – especialmente os segmentos que enfrentam mais dificuldades para se dedicar ao empreendedorismo. “Estamos trazendo oportunidades para as mulheres, que muitas vezes não têm apoio para começar seus negócios. Na Sala da Mulher Empreendedora, elas encontram esse apoio”, disse, referindo-se a um dos setores que compõem a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDR).

A mesma lógica foi defendida por um dos participantes, o prefeito de Macaúbas (a 350 km de Vitória da Conquista), Aloízio Miguel Rebonato. “Essa integração dos municípios, colocando essas discussões em pauta, é muito importante para que a gente possa desenvolver a região. Como a prefeita Sheila disse, não basta Conquista ir bem”, afirmou o gestor macaubense.

Aloízio mencionou os possíveis impactos econômicos do Polo Têxtil para os municípios localizados no Sudoeste. “Conquista tem uma localização geográfica privilegiada por Deus. Ela pega um eixo que distribui parte do Nordeste, ou todo o Nordeste. E, felizmente, Macaúbas está inserida também nesse contexto”, comentou.

“Quando a gente precisa de algo maior, Conquista sempre está nos recebendo. E por que não potencializar o Polo Têxtil, que é o assunto do momento? A gente vai buscar Caruaru, Pernambuco, e a gente vai ter, bem próximo de nós, uma geração de emprego e renda. Macaúbas está de braços abertos. Vamos nos juntar não só na área do Polo Têxtil, mas na área do turismo, enfim, em tudo o que for necessário”, arrematou o prefeito.

Abertura para investimentos

Empreendedorismo, Desenvolvimento em Pauta, Turismo e Polo Têxtil foram os quatro eixos abordados, além da Lei de Liberdade Econômica, de políticas públicas capazes de ajustar ações nas áreas de desenvolvimento econômico, social e rural, e ainda sobre a mobilização do Sistema S, visando à capacitação da mão de obra local com vistas à ocupação dos novos postos de trabalho que serão abertos pela implantação do Polo Têxtil.

“O seminário foi sensacional”, comemorou Marcos Ferreira. “Foram dois dias de discussões com vários eixos temáticos, mas todos interligados ao desenvolvimento econômico”.

A oficialização do potencial turístico de Vitória da Conquista, sobretudo no chamado turismo de negócios, também foi ressaltada pelo titular da SMDR. “Objetivamente, passando a pertencer ao roteiro turístico nacional, Vitória da Conquista pode começar a receber investimentos privados, federais, da Embratur, da Bahiatursa, enfim. Este é um salto muito grande”, avaliou.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas