23.6 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Hidroelétricas do Rio São Francisco terminam período chuvoso com reservatórios cheios

Mais Lidas

Apesar das chuvas irregulares em boa parte da bacia hidrográfica a partir do fim de janeiro, os grandes volumes registrados no início do verão permitiram que as barragens do rio São Francisco terminem o período chuvoso com volumes próximos da capacidade máxima.

Em Minas Gerais, na região Centra Mineira, de acordo com dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o reservatório da Hidroelétrica de Três Marias atingiu 97% de seu volume útil neste fim de semana. Já na Hidroelétrica de Sobradinho, na Bahia, o volume estava próximo a 95% na semana passada, porém caiu para 92% devido ao aumento da defluência para recuperar o volume do reservatório de Itaparica, que chegou a 57% de volume útil.

As demais usinas do Sub-médio São Francisco funcionam a fio d’água, ou seja, não possuem reservatórios.

Os bons volumes, além da produção de energia, deverão favorecer para que o rio não atinja níveis muito baixos durante o longo período de estiagem, favorecendo também melhores condições para a fauna e a flora das águas do Velho Chico, e mais oportunidades para os pescadores.

No entanto, espera-se que não aconteça novamente como no ano passado, quando ribeirinhos, pescadores e pesquisadores reclamaram das variações bruscas na vazão das hidroelétricas a partir de Sobradinho. Até o Ministério Público Federal (MPF) cobrou explicações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) sobre a situação, que teria afetado a vida aquática até a foz.

A Chesf alegou que as variações ocorrem em função da demanda pela produção de energia, estabelecida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

O cenário positivo ocorre depois de o rio atravessar secas severas na década passada, principalmente entre 2004 e 2017, desde o 2020 o rio São Francisco vem atingido níveis que não se via há um bom tempo em todo o seu trajeto. No ano passado, os níveis alcançados no auge do período chuvoso estão entre os maiores dos últimos 30 anos.

A situação de cheia de reservatório também é boa em outra bacias que enfrentavam anos sucessivos de seca. De acordo com o Programa Mensal de Operação (PMO) do ONS, a perspectiva é de que os reservatórios terminem o mês de maio acima de 80%.

No Norte, a expectativa é chegar ao dia 31 com 100% da capacidade. Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste devem ficar com mais de 88% e o Sul com 84,3%. A vazão continuará forte no Norte e SE/CO com medições acima da média de longo termo do mês, 112% e 101%, respectivamente. No Sul, as vazões ficam em 74% e no Nordeste, em 55%.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas