35.6 C
Guanambi
26.5 C
Vitória da Conquista

Profissionais de hospitais de Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista foram capacitados para processo de doação e captação de órgãos

Mais Lidas

Os profissionais de saúde dos hospitais públicos e privados de Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista foram capacitados para processo de doação e captação de órgãos, nesta terça-feira (9) e quarta-feira (10). Além disso, foi feito o credenciamento das Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes CIHDOTT.

A capacitação contou com representantes dos Hospitais Geral de Vitória da Conquista, IBR, São Vicente, SAMUR, Geral de Guanambi e Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (Brumado).

O programa de treinamento da Central Estadual de Transplantes objetiva a expansão do número de doações e transplantes de órgãos e córneas no Estado. No momento, 28 pessoas aguardam por um transplante de fígado, 1.660 de rim e 1.243 de córneas.

Para que ocorra a doação e consequente captação de órgãos a identificação do potencial doador na unidade hospitalar. Após criteriosa etapa de exames e avaliações é efetuado o diagnóstico de morte encefálica. Caso confirmada a morte encefálica, os familiares precisam autorizar a doação para que se proceda a retirada dos órgãos doados.

O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. A rede pública de saúde fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

O que é doação de órgãos?

A doação de órgãos é um ato por meio do qual podem ser retirados órgãos ou tecidos de uma pessoa viva ou falecida (doadores) para serem utilizados no tratamento de outras pessoas (receptores), com a finalidade de reestabelecer as funções de um órgão ou tecido doente. A doação é um ato muito importante, pois pode salvar vidas.

O indivíduo que esteja necessitando do órgão ou tecido o receberá por meio da realização de um processo denominado transplante. O transplante é um procedimento cirúrgico em que um órgão ou tecido presente na pessoa doente (receptor), é substituído por um órgão ou tecido sadio proveniente de um doador.

De um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante. Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões. Com isso, inúmeras pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos e tecidos provenientes de um mesmo doador.

Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas