34.4 C
Guanambi
25 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista terá novo sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público

Mais Lidas

A Prefeitura de Vitória da Conquista prepara uma mudança nas normas do sistema de bilhetagem do transporte público municipal. A transição começa no dia 22 de maio e, de acordo com o cronograma previsto pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), deve ser concluída em 2 de setembro, data em que os cartões atualmente utilizados pela população deixarão de ter validade.

O processo de transição é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 22.615, divulgado nesta quinta-feira (11), no Diário Oficial do Município (DOM).

As modificações preveem a adoção de novas formas de compra e pagamento, a exemplo de cartões virtuais e de crédito/débito, além de QR Code, PIX, entre outras tecnologias. A atualização do sistema atende ao que estabelece o Decreto Municipal nº 22.068, assinado pela prefeita Sheila Lemos, em julho de 2022. A atualização dos dados será gradual e dividida em etapas.

Durante a etapa de transição, os usuários do sistema antigo poderão continuar a utilizar os cartões e créditos já adquiridos até a data do início da operação do novo sistema. Após o início da nova bilhetagem, os usuários terão um prazo de 90 dias para solicitar a migração dos créditos do antigo para o novo sistema – nesse caso, somente serão migrados os créditos que estiverem dentro do prazo de validade.

Gratuidades

Os cartões que garantem gratuidade serão os primeiros a ser substituídos, entre os dias 22 e 27 de maio. Nessa fase, estão incluídos os usuários vinculados aos Correios, à Semob, à Polícia Militar, à Guarda Municipal, aos conselheiros tutelares e penais e aos agentes penitenciários.

As pessoas vinculadas a essas categorias deverão comparecer à ATUV, munidas do cartão antigo e de um documento de identificação com foto.

Idosos

Na segunda etapa, entre 29 de maio e 1º de julho, serão atendidos os portadores de cartões especiais para idosos. O atendimento a esse público será feito somente na agência central da ATUV, de segunda a sábado, com limite de 350 senhas nos dias úteis e de 125 nos sábados. Os beneficiários idosos poderão cadastrar até três acompanhantes no novo sistema de biometria.

Estudantes

O terceiro segmento a ser atendido, de 3 a 29 de julho, será o dos estudantes. Serão distribuídas 500 senhas nos dias úteis e 250 nos sábados. Para adquirir os novos cartões, eles poderão comparecer a todas as agências da ATUV, exceto a do Boulevard Shopping. É necessário que os nomes dos estudantes estejam nas listas enviadas à ATUV pelas instituições de ensino em que estão matriculados. Além disso, deverão estar munidos de RG, CPF e comprovante de residência.

Vale-transporte e BEM Simples

A quarta e última etapa começa em 31 de julho e se encerra em 2 de setembro, disponibilizando 500 senhas nos dias úteis e 250 nos sábados. Essa fase envolverá os cartões dos tipos “vale-transporte” e “BEM Simples”. Exige-se que os usuários levem RG e o cartão antigo – que será retido. Os novos cartões serão divididos em duas categorias: vale-transporte e corporativo – sendo este exclusivo aos servidores da Prefeitura.

O cadastro dos colaboradores deverá ser feito previamente pelas empresas no novo sistema de bilhetagem, através do portal de vendas, que será enviado aos e-mails cadastrados no atual sistema.

A partir de 28 de julho, as novas recargas já deverão ser feitas no novo sistema. Os usuários que fizerem a troca, receberão nos novos cartões os saldos em espera, de acordo com o artigo 2º do Decreto Municipal nº 21.570 e o artigo 9º da Lei Federal nº 7.418.

Veja a lista dos postos de atendimento da ATUV:

  • Sede da ATUV – Travessa Dois de Julho, nº 10, Centro
  • ATUV Centro Glauber Rocha – Avenida Brumado, ao lado da Feira do Bairro Brasil
  • ATUV Shopping Conquista Sul – Avenida Juracy Magalhães, nº 3340
  • ATUV Boulevard Shopping – Avenida Olívia Flores, nº 2500
  • ATUV Uesb – Atendimento on-line pode ser feito pelo site.
Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas