23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Morreu as 78 anos Dom Ricardo Guerrino Brusati, 8º bispo da Diocese de Caetité

Mais Lidas

Morreu na manhã deste domingo (14), aos 78 anos, Dom Ricardo Guerrino Bursati, bispo-emérito de Janaúba, no Norte de Minas, e 8º bispo da Diocese de Caetité.

O falecimento ocorreu na cidade de Novara, na Itália. As causas da morte não foram divulgadas até o momento.

Dom Ricardo foi bispo em Caetité de 2003 a 2015, quando município baiano após ser transferido para Janaúba. Em 2019, teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se bispo-emérito. Logo em seguida, ele retornou ao seu país de origem.

O religioso nasceu em 11 de abril de 1945, na Itália, em Bellinzago, Novara. Ele se tornou sacerdote em 23 junho de 1973, ainda na Itália, e servindo em missão no Brasil, foi nomeado Bispo em 13 de novembro de 2002 e em 8 de fevereiro de 2003, recebeu sua Ordenação Episcopal.

Dom Ricardo ficou à frente de Diocese de Caetité por 12 anos e por mais quatro anos na cidade mineira, onde permaneceu até a renúncia.

Veja a nota da Diocese de Caetité

Com profundo pesar, a Diocese de Caetité comunica o falecimento do Bispo Dom Ricardo Guerrino Brusati, aos 78 anos, ocorrido na manhã deste domingo (14), em Novara, na Itália. Ele foi o oitavo bispo a pastorear estas terras sagradas do sertão (2003-2015).

Dom Ricardo deixou a Diocese de Caetité em maio de 2015, quando foi transferido pelo Papa Francisco para a Diocese de Janaúba (MG). Em 12 de junho 2019, aos 74 anos, após o Papa aceitar seu pedido de renúncia, Dom Ricardo se tornou bispo-emérito de Janaúba e retornou para a Itália, onde nasceu.

Dom Ricardo deixa um legado de simplicidade, de humildade e de confiança no Evangelho de Jesus Cristo. Firmes na esperança, rogamos a Deus, pela intercessão de Senhora Sant’Ana, que conforte os corações de amigos e de familiares e acolha em seu Reino esse servo bom e fiel, um verdadeiro homem de Deus.

A Diocese de Janaúba também emitiu nota:

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas