26.4 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Vila Junina começa a ser montada na praça Nove de Novembro em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Faltando pouco mais de um mês para o início dos festejos juninos, alguns pontos da cidade de Vitória da Conquista já começaram a ser ornamentados, nesta segunda-feira (15). A Vila Junina está sendo montada na praça Nove de Novembro. O Arraiá da Conquista começa no próximo dia 12 de junho.

A Nove de Novembro, cujo nome se refere à data da emancipação política da cidade, é notabilizada pela concentração de baianas vendedoras de acarajé, por isso recebeu da população o apelido de praça do acarajé. “A praça que durante todo o ano fica perfumada pelo cheiro do acarajé, no mês de junho, fica também perfumada com cheiro do quentão”, é o que declara uma das baianas, Verônica Oliveira. Ela também ressalta uma boa expectativa de movimento e de vendas com a atratividade da Vila Junina. “É bom que a festa permaneça na praça, porque é muito bom para nós, comerciantes”, completou a baiana.

A iniciativa da Vila Junina é remontar à memória dos antigos festejos de São João. Ela é composta de pequenas casinhas de pau a pique e uma igreja que simulam uma pequena comunidade. Diferente dos anos anteriores, quando era montada no Espaço Cultural Glauber Rocha, neste ano, a vila será montada na praça, que também recebe um palco onde se apresentarão as bandas de forró.

Segundo o coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno, a proposta de montar a vila na praça é atender o pedido da população e evidenciar a tradição do São João em vários espaços da cidade. Ele explicou que as bandas que irão se apresentar na vila estão sendo selecionadas através do credenciamento de artistas feito por chamada pública. “Esperamos uma grande movimentação na praça este ano, para que as pessoas se divirtam com as ótimas bandas que irão se apresentar e o movimento também ajude os comerciantes”, declarou o coordenador.

Segurança na praça

Na Nove de Novembro, será mantida, como no ano passado, a presença fixa de uma viatura da Guarda Municipal – inclusive durante a madrugada, após o término dos shows. Nos distritos, os guardas municipais estarão presentes com quatro veículos, em apoio ao efetivo da Polícia Militar.

Início dos festejos

Os festejos do Arraiá da Conquista começam no dia 12 de junho. Além da praça, haverá apresentações também nos distritos. O evento principal acontece no Centro Cultural Glauber Rocha, com os artistas Flávio José, Falamansa, Santanna Cantador e Tierry, que irão se apresentar, respectivamente, nos dias 20, 21, 22 e 23, em uma estrutura preparada para receber uma média diária de 20 mil pessoas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas