23.3 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Guanambi e Vitória da Conquista registraram a menor temperatura do ano neste sábado

Mais Lidas

As temperaturas mínimas registradas nas primeiras horas da manhã deste sábado (2) em Guanambi e Vitória da Conquista foram as menores registradas no ano até o momento. Há pouco mais de um mês para o início do inverno, as condições climáticas favoreceram a queda das temperaturas.

Em Guanambi, cidade conhecida pelo calor característico, foi a primeira vez que fez frio em 2023. A mínima registrada pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, foi de 17,8ºC. No entanto, devido aos ventos constantes, com rajadas de até 40 km/h, e umidade relativa do ar baixa, a sensação térmica chegou a 12,5º nos instantes mais frios do dia. A máxima registrada no meio da tarde foi de 30ºC e a umidade relativa do ar caiu a 26%.

Já em Vitória da Conquista, conhecida por ser uma das mais frias do Nordeste, o termômetro da estação do Inmet localizada na Uesb registrou 11,1ºC, com sensação térmica na casa dos 10ºC. No decorrer do dia, a máxima chegou a 22,1ºC.

Distantes 280 quilômetros uma da outra, as duas cidades estão localizadas geograficamente na mesma região, o Centro-Sul Baiano. No entanto, enquanto Guanambi está a cerca de 520 metros de altitude, Vitória da Conquista tem pontos com altitude na casa dos mil metros.

As previsões apontam que não devem ser registrados novos picos de frio durante a próxima semana nas duas cidades, mas a característica do inverno deve ser sentida em ambas e a manhã deste domingo (21) também deve ser de frio. Guanambi deve registrar variações entre 18 e 30ºC, enquanto que em Vitória da Conquista os termômetros devem variar entre 15ºC e 25ºC, com possibilidade de algumas dias de garoa intensa.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas