28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Erradicação do trabalho infantil foi tema de encontro em Vitória da Conquista

Mais Lidas

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador da Bahia (Fetipa), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promoveu o encontro Fetipa Macrorregional do Sudoeste. O encontrou aconteceu nesta segunda-feira (22), e contou com a participação de integrantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), do Fetipa e dos demais atores da rede Rede de Proteção à Criança e Adolescente.

Um dos principais focos do Fetipa é sensibilizar a Rede de Proteção em relação ao trabalho infantil, proporcionando o diálogo entre os atores envolvidos no combate ao trabalho infantil e fomentando o planejamento de ações integradas que fortaleçam as atividades nas macrorregiões. A integrante do Colegiado Fetipa, Gildete Brito, explica a motivação do encontro: “estamos comprometidos até o ano de 2025 em erradicar toda a forma de trabalho infantil no Brasil. Avançamos nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito”, relata a técnica.

A gerente de Alta Complexidade da Coordenação de Proteção Social, Charlene Barreto, esteve presente na abertura do encontro representando o secretário municipal de Desenvolvimento Social. “Esse evento é de extrema importância, pois estamos diante de um tema que exige nossa atenção e ação imediata. O trabalho infantil é uma violação dos direitos fundamentais das crianças, por esse motivo estamos nos esforçando para reunir especialistas, acadêmicos, profissionais, representantes governamentais e não-governamentais e membros da sociedade civil para se mobilizarem em prol dessa luta”, afirmou Charlene.

A programação do evento contou com apresentações, formações e debates. As ações iniciais foram conduzidas por Joseneida Eloi, integrante do Instituto Aliança, que a convite do fórum alinhou o conceito de trabalho infantil e conduziu o debate com os participantes do encontro. “Fico feliz de poder contribuir com a formação dos profissionais da rede de proteção de Vitória da Conquista em um tema tão invisibilizado. É imprescindível que os profissionais possam estar juntos hoje para trocar experiências e fazer com que as discussões feitas aqui ecoem para outros espaços”, disse Josenilda

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas