29 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Cafeicultores do Planalto da Conquista iniciam projeto para alcançar Indicação Geográfica

Mais Lidas

Com uma demanda cada vez mais exigente em qualidade e sustentabilidade, o mercado de alimentos busca desenvolver um modelo com novas políticas e estratégias. Buscando atender a essa demanda, o Sebrae em Vitória da Conquista, juntamente com parceiros, deu início ao desenvolvimento do projeto para alcançar a Indicação Geográfica (IG) do café produzido no Planalto da Conquista.

As Indicações Geográficas têm se firmado, nos últimos anos, em diversas cidades do país, como uma opção de padrão de qualidade e de valorização das atividades do campo. No Planalto da Conquista, região que compreende 21 municípios, a IG deve trazer mais valorização, reconhecimento e proteção do produto produzido regionalmente.

O Planalto da Conquista é responsável pela produção do Café Arábica desde a década de 1970. Com regiões produtoras que ficam a mais de 900 metros acima do nível do mar, os cafés se consolidaram no mercado nacional e internacional e atualmente cresce a produção de cafés especiais na região. Além disso, o Planalto da Conquista é anfitrião de um dos eventos mais importantes do país, o Encontro Nacional do Café.

Mônica Rizério, analista técnica do Sebrae em Brumado, destaca que a estruturação da IG é um antigo anseio dos produtores de cafés da região, que possuem variedades do café arábica em meio a áreas de preservação de mata nativa e diferentes tipos de manejo, incluindo o orgânico.

“Unidos em busca da Indicação Geográfica que identifica e protege a origem dos cafés da região, o Sebrae em Vitória da Conquista, por meio do Projeto de Agronegócio, inicia a consultoria que deverá trazer benefícios futuros em qualidade, reconhecimento nacional e internacional, valorização do território, padronização, dentre outros efeitos positivos inerentes a uma Indicação Geográfica, quando bem estruturada e gerida”, afirmou a analista.

A consultoria de instrução técnica e acompanhamento das ações de estruturação da IG foi iniciada e está em conformidade com a Lei da Propriedade Industrial (nº 9.279/1996), que regula os direitos e obrigações sobre propriedade industrial e intelectual no Brasil e a sua regulamentação pela Portaria INPI/PR nº 04/2022, que estabelece as condições para o registro das IGs.

Serão atendidos cafeicultores do Planalto da Conquista, vinculados à Cooperativa Mista do Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) e membros da Associação dos Cafeicultores do Planalto de Vitória da Conquista (Ascap).

Durante as consultorias, será feito um trabalho de mobilização, sensibilização e articulação institucional. Os produtores também receberão suporte para adequação à documentação exigida por lei para solicitar a Indicação Geográfica do café produzido na região.

Para Joara Oliveira, presidente da Cooperbac, o projeto, já em prática, deixou os produtores da região esperançosos. “É de fundamental importância, porque, como sabemos, o café do Planalto da Conquista se destaca em relação aos outros, e nossos produtores estão na expectativa, desde 2012 pela IG. Agora estamos com esse projeto em prática, com a consultoria do Sebrae em atuação. Os produtores estão entusiasmados porque vamos mostrar ainda mais a qualidade do nosso café”, ressaltou a presidente.

Além das cooperativas Coopmac e Cooperbac, o projeto da Indicação Geográfica conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Barra do Choça, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas