32.1 C
Guanambi
28 C
Vitória da Conquista

Região de Bom Jesus da Lapa ganhará novas estruturas de segurança com implantação de Comando Regional

Mais Lidas

Bom Jesus da Lapa sediará o Comando de Policiamento Regional do Meio Oeste e será beneficiada com novas instalações, equipamentos e mais segurança. As informações e detalhes foram confirmadas pelo Comandante Cel. Arthur Mascarenhas, nesta terça-feira (13), durante entrevista à uma emissora de rádio local, Nova Lapa (93,5 FM).

Mascarenhas assume o novo Comando, deixando o 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi (17º BPM). O anunciou foi feito no último dia 26. O seu subcomandante será o Warthiman, que até então era diretor do Colégio da Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa. “Meu colega de formação, amigo e companheiro de longas datas. Tenho certeza que faremos um pelo trabalho na região”, enfatizou o comandante.

O policial deixa Guanambi após cerca de cinco anos no posto de comandante. Na cidade, ele se destacou pela redução nos índices de vários crimes, a na boa relação com as instituições e com a imprensa. “Até o momento, Guanambi registrou um óbito este ano. E pretendo fazer um trabalho semelhante nessa região. Iremos mapeada e bater de frente com a criminalidade”, enfatizou ele. Em seguida acrescentou: “Não ficará pedra sobre pedra, exceto do Santuário. Os criminosos terão de mudar de área ou vamos tombar de frente”.

De acordo com Mascarenhas, a estrutura está prevista para ser construída próximo ao Terminal Rodoviária, em um terreno de cerca de 15 mil metros quadrados, que está em trâmite de doação pela Prefeitura de Bom Jesus da Lapa. A sede terá quatro salas de aula, estande de tiros e tem capacidade para receber até 120 alunos. No entanto, inicialmente, até a construção finalizar, será implantada em uma local provisório, ainda não definido.

O novo comando irá atender 44 cidades que serão divulgadas em breve pelo governo do Estado. Serão integradas as Companhias Independentes de Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Macaúbas, Irecê e as Rodas Especiais (Rondesp). Além disso, três cidades sairão do 17º BPM. Carinhanha, Malhada e Matina

Inicialmente, o comandando pretende implantar duas forças tarefas em todos municípios que serão atendidos – Rondesp e a Ronda Maria da Penha. Ambos com intuito de reduz a criminalidade e violência contra à mulher. A expectativa é que novas viaturas cheguem em breve, sendo pelo menos duas brindadas.

Outra expectativa e articulação é que a Tenente Andreia, responsável pela Ronda Maria da Penha de Carinhanha, seja deslocada para o novo Comando. Ela pertence ao 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi; assim como o Capitão Messias que é chefe do setor de inteligência de Guanambi e passará a ser o Coordenador de inteligência do Comando Meio Oeste, junto com o Major Expedito e Capitão Lúcio, que assumirão o financeiro e departamento de licitação, respectivamente.

O novo comando deve potencializar o emprego da tropa e o tempo de resposta da Polícia Militar para a população na Bahia. “Aqui em uma emergência o apoio mais próximo é cerca de 400km, muito distante”, pontuou Mascarenhas. Outro ponto citado foi a que a nova divisão territorial proporciona um contexto mais realista e equilibrado, que pode garantir mais eficácia no controle e fiscalização dos recursos empregados diariamente.

O Mascarenhas se diz esperançoso com o novo desafio e pretende gerar bons resultados na região. “Estamos começando do zero, é algo que demanda tempo e dedicação. O desafio motiva toda equipe. Estamos montando equipe com profissionais de outros batalhões, no entanto, vale ressaltar, que também vamos valorizar e capacitar os que já estão aqui, temos um efetivo competente também em Bom Jesus da Lapa”.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas