21.9 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Governo estuda viabilidade de ligações ferroviárias entre Feira de Santana e Salvador e Vitória da Conquista e Itabuna

Mais Lidas

As cidades de Salvador e Feira de Santana, e de Vitória da Conquista e Itabuna poderão ser ligadas no futuro por ferrovias. Pelo menos esta é a intenção do governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), que na última quarta-feira (14) anunciou que estudos de viabilidade serão iniciados na próxima segunda-feira (19).

A empresa CCR, com atuação nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços, é a responsável pela elaboração dos projetos que irão avaliar se a construção de tais obras serão viáveis ou não. Há pelo menos cinco anos o Governo do Estado fala sobre esta possibilidade de ligação intercidades.

De acordo com o governador, o estudo vai indicar se é viável a ligação entre Salvador e Feira de Santana por trem ou metrô, no mesmo trajeto da BR-324, assim como qual seria a alternativa mais adequada para a ligação entre Itabuna e Vitória da Conquista

Ao site Bahia notícias, o ex-diretor de Mobilidade Urbana da Bahia e consultor de ferrovias, Danilo Ferreira, que informou que as análises iniciais sobre o trecho entre as duas maiores cidades da Bahia já estão mais avançados, em nível de informação técnicas.

“O trecho Feira de Santana a Salvador já está mais avançado a nível de informações técnicas, como demanda, modelagem e traçados. É o trecho onde estão mais avançados os estudos. Os próximos passos são detalhar mais os estudos, aprofundar mais nos projetos de engenharia preliminares, para fazer a análise mais apurada dos números, e ai sim fazer uma segunda análise, que é o estudo de viabilidade técnica econômica”, disse o ex-diretor.

Com uma ligação ferroviária, o tempo de viagem entre Salvador e Feira de Santana, por exemplo, que hoje dura em média 71 minutos, poderia reduzir para 35 minutos através do trem expresso.

Neste trajeto, algumas cidades também seriam beneficiadas com algumas estações. O trem poderia parar em Santo Amaro, Candeias e Simões Filho, além de uma outra estação na BR-101, já no território feirense.

Notícias Relacionadas

17 COMENTÁRIOS

  1. Ferrovia Salvador, Feira, Vit Conquista à Itabuna, projetada pelo PT? Faz me rir. Quanta $ desviada? E quantos anos para ficar pronta? 😁 😁 😁 😁 😁

    • Aqui nesse fim de mundo onde o piso salarial é menos quê no sul do país, nenhum gorveno faz nada mudar esse quadro!! Gás, gasolina , remédio, carne, são os mesmo valor q no sul do país.. esse mísera dessa ponte Itaparica nunca saí… Mim poupe.. com esse partido do demônio no poder. Eu vou é embora dessa merda.

      • Ze Nilton disse pra vc se picar e abrir espaco pra vir gente. Jumento virou gente foi??? vai atrair quem mesmo??? Educaçao,no raking uma das piores, segurança tem 5 cidades mais violentas do mundo, saúde só hospitais lindinhos q não funcionam morrendo gente na regulação sem atendimento, saneamento não tem, Desemprego recorde, Pib a cada ano perdendo pra outros. Sinceramente, qual o critério para um petista votar mesmo

    • Essa matéria me faz lembrar a letra da música (adultério) de nosso grande músico Edson Gomes, que diz ” grade piada um conto de fadas” kkkk Gerônimo Rodrigues, por favor ( me bata uma garapa que é melhor)

  2. E o que falar do suburbio ferroviário que estar a 2 anos sem os trens que bem ou mal nos atendia, as eleições vem vem aí, estamos de olho…

  3. MAIS UMA ENCENAÇÃO OU ENGANAÇÃO DO PT CADÊ CALÇADAXPARIPE FECHOU AQUELA BELA ESTAÇÃO QUE DEVERIA SER UM POINT E SIMÔES FILHO???????.

  4. O metrô de Salvador só andou quando o governo do estado assumiu. Foram mais de 15 anos de obras paradas e superfaturadas. Cheguei a pensar que não seria possível acontecer, mas aconteceu e está em pleno funcionamento e em plena expansão.

    O governo tem falhas sim, mas é melhor do que o Carlismo

    CARLISMO NUNCA MAIS

  5. Antes de.pensar num trem expresso, pq não fazer do metrô de Salvador um metrô metropolitano…se fazendo chegar às Simões Filho, Camaçari?
    Camaçari por exemplo pode-se ter uma linha ligando estação aeroporto indo pela rodovia Cia Aeroporto/Parafuso até a entrada de Camaçari próximo ao Hospital Geral. Isso seria um grande avanço na mobilidade.

  6. Tem que olhar para as regulamentação, que está matando o povo baiano.
    E a falta de experiência dos médicos de hoje em dia. Quanto eu procuro o médico eu vou nos que tem mais idade

Deixe uma resposta

Últimas