20.9 C
Guanambi
15.3 C
Vitória da Conquista

Inscrições para 960 do Pronatec terminam na próxima segunda-feira

Mais Lidas

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) inscreve, até a próxima segunda-feira (19), para o processo simplificado de seleção e matrícula de estudantes nas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Serão ofertadas 960 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na quota Qualifica Mais Emprega Os cursos disponíveis possuem carga horária mínima de 160 horas e terão duração média de dois a quatro meses. Será concedida bolsa-formação trabalhador aos estudantes matriculados nos cursos para custeio de transporte e alimentação.

Estão disponíveis cursos como Agricultor Orgânico, Microempreendedor Individual, Agente de Desenvolvimento Cooperativista e Assistente Administrativo, distribuídos nas cidades de Aiquira, Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Camaçari, Campo Formoso, Candeias, Cândido Sales, Capim Grosso, Chorrocho, Cruz das Almas, Dias d’Ávila, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Formosa do Rio Preto, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Itaberaba, Itabuna, Itororó, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Macaúbas, Paulo Afonso, Pintadas, Piraí do Norte, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uauá e Wagner.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, ressaltou a importância dos cursos ofertados. “A oferta dos cursos de qualificação profissional é uma grande oportunidade às trabalhadoras, aos trabalhadores e à nossa juventude para que possam retornar à sala de aula e garantir uma formação integrada em uma área profissional, possibilitando maior inserção no mundo do trabalho. Os cursos FIC são uma das ações importantes da política de Educação Profissional e Tecnológica integrada às demais políticas socioeducacionais e de desenvolvimento territorial no Estado da Bahia”.

São requisitos para o ingresso nos cursos: ser residente e domiciliado no Estado da Bahia; declarar-se integrante de família de baixa renda, com renda per capita mensal de até meio salário mínimo e/ou de até três salários mínimos totais; ser estudante ou egresso da rede pública de Educação, seja no âmbito federal, estadual ou municipal ou, comprovadamente, de instituição filantrópica ou de instituição privada na condição de bolsista integral; possuir CPF; e não ser beneficiário da bolsa-formação estudante e/ou trabalhador em outro programa financiado com recursos do Pronatec ou equivalente.

Mais e na modalidade de ensino presencial. As inscrições, gratuitas, deverão ser realizadas, exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível no endereço na página do Pronatec no site da SEC.

O processo de seleção dos candidatos inscritos será por sorteio eletrônico, de modo aleatório e caráter classificatório, a ser realizado no dia 20 de junho. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados na ampla concorrência e nas vagas reservadas será divulgada, no mesmo dia, no Portal da SEC. A lista com o resultado final da seleção será publicada no dia 26 de junho.

O candidato contemplado deverá se apresentar à unidade escolar na qual o curso será ministrado no período de 4 a 14 de julho para a apresentação de documentos, como cópia legível de RG e do CPF (frente e verso); cópia legível do comprovante de endereço atualizado dos últimos 60 dias; e cópia legível do certificado e/ou histórico escolar (frente e verso), entre outros. O início das aulas está previsto para o dia 21 de agosto de 2023.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas