30.5 C
Guanambi
26 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista sediará evento sobre mobilidade urbana

Mais Lidas

O município de Vitória da Conquista vai sediar uma série de atividades intersetoriais como parte da programação do projeto AcessoCidades, criado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e desenvolvido em dez cidades brasileiras, nos próximos dias 3 e 5 de julho. Será a primeira ação presencial relacionada ao projeto, já que outras reuniões e oficinas já vinham sendo promovidas através de plataformas on-line, desde 2022. Outras ações estão previstas para os próximos meses.

Por seu caráter intersetorial, as atividades vão envolver servidores que atuam em diferentes setores do Governo Municipal, como as secretarias de Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana, Infraestrutura Urbana e Meio Ambiente.

No dia 3, às 14, haverá uma reunião entre a equipe da FNP e a prefeita Sheila Lemos, na Prefeitura. Em seguida, a partir das 15h30, o grupo de técnicos deverá fazer visitas de reconhecimento em localidades urbanas nas quais há grande fluxo de veículos e problemas relacionados à mobilidade.

Já no dia 4, as atividades serão na sede do Hub Conquista, na avenida Juracy Magalhães, em frente ao Shopping Conquista Sul. Serão realizadas discussões técnicas e pesquisas qualitativas a partir das 9h. Às 20h, outra reunião vai tratar de temas como gênero, raça, sustentabilidade, entre outros. Por fim, no dia 5, pela manhã, haverá oficinas intersetoriais abertas ao público. Ao entardecer, a programação será encerrada com um encontro para apresentação dos diagnóstico a que se chegou depois das discussões.

Desenvolvimento sustentável

Vitória da Conquista é a única do interior do Nordeste a fazer parte da inciativa. Ao participar do projeto, a cidade passou a receber uma assessoria cujo foco é o apoio à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, o que deve incluir a realização de políticas públicas com recortes de classe, raça e gênero. Esse apoio técnico se traduz no planejamento de políticas de mobilidade voltadas à promoção da acessibilidade e à redução de desigualdades.

A iniciativa está alinhada à Agenda 2030 e está diretamente relacionada aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) saúde e bem-estar, igualdade de gênero, energia acessível e limpa, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, ação contra a mudança global do clima e parcerias e meios de implementação.

Iniciativa internacional

O projeto AcessoCidades é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), apoiada pela União Europeia, em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Espanha) e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (Itália).

O projeto tem como objetivo contribuir para qualificar as políticas de mobilidade urbana como ferramenta para a integração entre as políticas de desenvolvimento urbano sustentável e a redução de desigualdades.

Dentre as atividades já realizadas pelo projeto, destacam-se a troca de experiências entre municípios, visitas técnicas, guias de boas práticas e capacitação de técnicos e gestores no uso de dados para a gestão da mobilidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas