25 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Equipe de robótica da Uneb participa de evento na França

Mais Lidas

A equipe Bahia Robotics Team (BahiaRT), que representa as pesquisas do Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (Acso) da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) em competições científicas, já está em Bordeaux, na França, para participar da RoboCup2023, um evento mundial de robótica e inteligência artificial.

A delegação da UNEB é liderada pelo professor Marco Simões e composta pelos estudantes do curso de Sistemas de Informação, do Campus I, em Salvador, Glenda Santana, Alan Nascimento, Kalvin Albuquerque e Wesley Silva. Outros estudantes membros da equipe ficaram em Salvador dando suporte remoto à delegação. “É um incrível evento onde as pessoas conseguem visualizar o que há de mais avançado nos diversos laboratórios de pesquisa do mundo, em dezenas de diferentes desafios. O evento envolve desde um tradicional simpósio científico com apresentação de resultados de pesquisa até competições práticas”, explicou Marco Simões.

A UNEB participa da RoboCup desde 2007, por meio da equipe BahiaRT/Acso. Neste período, destacou-se na categoria Futebol de Robôs Simulados 3D, posicionando-se entre as quatro melhores universidades do mundo em quatro anos no período de 2015 a 2021.

A BahiaRT conquistou ainda o eneacampeonato brasileiro (2013-2021), superando equipes de grandes universidades nacionais. Em 2022, a UNEB conquistou o segundo lugar no desafio científico dessa liga.

Durante RoboCup2023, a equipe vai postar atualizações sobre a participação no evento em seu perfil no Instagram, @bahiart_team, e em sua página no Facebook, BahiaRoboticsTeam.

A participação da equipe da UNEB nesta edição foi viabilizada pela Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint), contando com o apoio da Reitoria e da Pró-Reitoria de Administração (Proad).

A RoboCup acontece desde 1997 e é o principal desafio do mundo para os cientistas que investigam a robótica e a inteligência artificial. Originalmente, o evento surgiu com a meta de criar um time de robôs humanoides capaz de jogar uma partida de futebol contra a seleção de humanos campeã do mundo e vencê-la.

A previsão é de que tal meta seja alcançado até a metade do século XXI. Essa motivação que deu origem à RoboCup gerou muitos frutos e, hoje, além das cinco ligas de futebol de robôs, a RoboCup contempla outros desafios como resgates de vítimas em situação desastre, robôs de serviço em ambientes doméstico, industrial e comercial, entre outros.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas