19.8 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Dom Geraldo Lyrio será sepultado neste sábado, em Minas Gerais

Mais Lidas

O do ex-presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, será sepultado no santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, Minas Gerais, onde ele era arcebispo emérito.

A cerimônia está prevista para começar às 15h deste sábado (29). Ele morreu na última quarta-feira (26), por conta de complicação após sofrer uma queda na Diocese de Xingu, em Altamira, no Pará, onde estava para pregar um retiro aos padres. Seu quadro se agravou e acabou evoluindo a uma parada cardiorrespiratória.

O corpo do religioso foi levado do Pará nesta quinta-feira (27) para Vitória, capital do Espírito Santo, onde foi velado na Catedral Metropolitana. No início da noite, Dom Geral foi levado para a Diocese de Colatina, também no Espírito Santo. As homenagens nesta cidade acontecem até o meio-dia desta sexta-feira (28).

Após este horário, o corpo seguirá para a cidade mineira. As homenagens estão prevista para começar às 21 horas, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo.

Nascido na cidade capixaba de Fundão em 1942, Dom Geraldo Lyrio começou sua trajetória na igreja católica na Arquidiocese de Vitória, assumindo o posto de bispo auxiliar (1984-1990). Também foi bispo de Colatina, de 1990 a 2002, e o primeiro arcebispo de Vitória da Conquista, na Bahia entre 2002 e 2007. Na sequência, em 2007, foi nomeado como arcebispo de Mariana e comandou a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) no período de 2007 a 2011.

Seu pedido de renúncia foi formalizado ao Papa Francisco em 2018, após completar 75 anos. Mesmo como emérito, o religioso continuou ativo nas atividades da igreja católica.

Veja a programação do velório e sepultamento

Dia 26 de julho – Quarta-feira

  • Chegada do Corpo em Vitória – ES às 22:20h.

Dia 27 de julho – Quinta-feira

  • 18h Santa Missa na Catedral de Vitória – ES e traslado do corpo para Colatina – ES.

Dia 28 de julho – Sexta-feira

  • 12h – Santa Missa na catedral de Colatina – ES e traslado do Corpo para Mariana – MG.
  • 21h- Missa e Início do Velório em Mariana – MG no Santuário de Nossa Senhora do Carmo.

Dia 29 de julho – Sábado

  • 7h- Santa Missa.
  • 10h- Santa Missa.
  • 14h- Início do traslado do Corpo saindo do Santuário de Nossa Senhora do Carmo para Catedral Basílica.
  • 15h- Missa Exequial seguida do Sepultamento na Cripta da Catedral Basílica Metropolitana de Mariana – MG.

As homenagens na cidade mineira serão transmitidas pelas redes socias

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas