31.7 C
Guanambi
23.2 C
Vitória da Conquista

UAB e SEC ofertam mais de mil vagas em cursos de graduação e especialização em 15 cidades

Mais Lidas

A Secretária da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio da Universidade Aberta do Brasil na Bahia (UAB-BA), está com as inscrições abertas de seus processos seletivos para o ingresso de professores formadores em cursos da Educação Superior.

Serão oferecidos sete novos cursos de especialização e licenciatura, com 1.076 vagas, todos na modalidade de Educação à Distância (EaD), nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ipiaú, Itabuna, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Pintadas, Salvador, Santa Maria da Vitória e Seabra.

As inscrições para os processos seletivos serão realizadas até agosto, com a oferta de cursos nas áreas de Música e Contemporaneidade, Matemática, Pedagogia, Física, Biologia, Tecnologia Agrária e Ensino de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental.

As instituições públicas parceiras – Instituto Federal da Bahia (Ifba), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Estadual de Feira de Santana (Ufes), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) – disponibilizaram em seus portais os editais, locais de inscrição e outras informações para ajudar os requerentes a submeterem suas candidaturas no processo seletivo do curso de seu interesse. Todo o processo de inscrição será feito de forma on-line e o interessado deve obedecer o prazo estipulado por cada universidade.

A coordenadora de Educação à Distância – Programa UAB-Bahia, Mila Almeida Midlej Silva, destacou a importância desta oferta para a formação dos professores: “Na graduação, a política pública da UAB tem como ofertas prioritárias as licenciaturas, com o objetivo de ampliar a formação inicial de professores no Estado. Já na pós-graduação, oferta, ainda, especializações diversas com o intuito de ampliar a formação continuada de professores em diferentes áreas da Educação. Periodicamente, as IES públicas realizam, por vestibular ou editais, as seleções para o preenchimento de vagas. Essas ofertas são fundamentais para a interiorização da Educação Superior, o que assegura, através da Educação à Distância, a universalização do acesso”.

Confira o período e o local de inscrição para cada instituição:

Ifba – de 24 de julho a 11 de agosto de 2023 – Veja o edital

Univasf – de 19 a 31 de julho de 2023 – Veja o edital

Uefs – de 20 de julho a 31 de agosto de 2023 – Veja o edital

Uesb – de 25 de julho a 9 de agosto de 2023 – Veja o edital

UFRB – de 25 de julho a 6 de agosto de 2023 – Veja o edital

Sobre a UAB

O Sistema UAB, criado em 2006, leva a universidade pública a locais distantes e isolados do país pela modalidade Educação à Distância (EAD), com ofertas de vagas, prioritariamente, voltadas ao preparo de profissionais para trabalhar com a Educação Básica.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) é responsável pela articulação e pelo desenvolvimento em regime de corresponsabilidade com os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), de forma democrática e regionalizada, pela oferta de vagas no Ensino Superior público para pessoas com dificuldades de acesso à universidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas