23.7 C
Guanambi
19.6 C
Vitória da Conquista

MP vai investigar mortes em ações policiais ocorridas em Camaçari, Itatim e Salvador

Mais Lidas

O Ministério Público estadual abriu investigações para apurar as circunstâncias das mortes registradas entre a última sexta-feira (28), e na segunda-feira (31), durante ações policiais ocorridas nos municípios de Salvador, Camaçari e Itatim.

Nesta terça-feira (1°), a atuação do MP quanto aos fatos foi discutida durante reunião entre a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, a PGJ Adjunta para Assuntos Jurídicos Wanda Valbiraci, e os promotores de Justiça André Lavigne e Luís Alberto Pereira, respectivamente, coordenadores dos Centros de Apoio Operacional Criminal (Caocrim) e de Segurança Pública (Ceosp).

As investigações serão conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), em conjunto com os promotores de Justiça criminais das respectivas comarcas. O MP também acompanhará o andamento dos inquéritos policiais instaurados na Polícia Civil para apuração dos fatos. O Geosp é uma unidade especializada, voltada ao controle externo da atividade policial, que atua nos casos mais complexos e de grande repercussão, dando também apoio à atuação dos promotores da capital e do interior.

Camaçari

Ao todo, foram 19 mortes após um confronto com policiais militares em três dias na Bahia. Destes, sete homens morreram em Jauá, na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, no último dia 28. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, eles integravam uma facção criminosa com atuação na RMS e se preparavam para atacar um grupo rival, quando entraram em confronto com policiais que faziam rondas pela região.

Ainda de acordo com a SSP, os militares estavam no local após denúncias da presença de cerca de 15 integrantes. O grupo foi localizado e após troca de tiros, parte dos homens armados correu para uma região de mata.

Ainda segundo a SSP, sete suspeitos foram feridos no confronto e socorridos para o Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, também na RMS. Os outros integrantes do grupo fugiram.

Itatim

Oito suspeitos de envolvimentos com crimes  também morreram neste domingo (30), após confronto com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Chapada, na zona rural de Itatim, cidade a cerca de 214 km de Salvador.

Nove armas de fogo foram apreendidas. Dos oito mortos, cinco tinham medidas judiciais de restrição de liberdade, mas os crimes associados aos suspeitos não foram detalhados.

Segundo a PM, a equipe recebeu informações de que diversos homens armados e com grande quantidade de drogas estavam na região conhecida como Morro do Tigre. Ao chegarem ao local indicado, os policiais teriam sido recebidos a tiros e houve revide. Após o confronto, foram localizados oito pessoas no chão e sem sinais vitais.

Salvador

Em Salvador, quatro pessoas também foram mortas durante um confronto com a Polícia Militar, na segunda-feira (31). Com elas, foram apreendidas uma submetralhadora e três pistolas.

Segundo a PM, os agentes faziam rondas no bairro de Cosme de Farias quando receberam informações que havia homens armados na região de Jaguarari.

Quando chegaram no local, os quatro suspeitos trocaram tiros com os PMs e foram baleados. Ainda segundo a polícia, eles foram socorridos, mas não resistiram.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas