22.6 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Mais de 150 distritos baianos já são atendidos com sinal de celular e acesso à internet

Mais Lidas

Anúncio

A contadora Ivaneide Silva, 31 anos, moradora do distrito de Ceraíma, em Guanambi, precisava sair de casa para ter acesso ao sinal de celular. “Ia até às margens da rodovia ou à praça central de Ceraíma para efetuar chamadas. Com a chegada do Fala Bahia através da ativação do sinal da Claro, posso ligar e ter acesso à internet em diferentes lugares da localidade e sem problemas. Pelos dados móveis, consigo usar o GPS e me deslocar até a sede de Guanambi, onde trabalho”, ressalta a contadora.

Ivaneide é uma das mais de 280 mil pessoas de 151 distritos baianos já beneficiados com a cobertura de telefonia móvel do Programa Fala Bahia. Em Ceraíma, o sinal de celular foi ativado no primeiro semestre de 2023.

Anúncio

Criado pelo Governo da Bahia, o programa é uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e da Fazenda (Sefaz) e que vem implantando Estações Rádio Bases (ERBs) em localidades desde 2019.

O primeiro distrito atendido pelo Fala Bahia foi Travessão, em Camamu, no mês de novembro daquele ano. O comerciante Domingos José dos Santos, 68 anos, que é morador e proprietário de um mercado em Travessão, fala sobre a melhoria para a região. “Antes, captávamos o sinal de celular da cidade de Ibirapitanga por meio de um repetidor e que não funcionava em todos os lugares. A chegada do sinal da TIM possibilita fazer ligações e usar a internet em diferentes pontos da localidade”, afirma o comerciante.

A ativação do sinal de telefonia móvel torna o acesso à saúde, educação e segurança pública mais rápido e seguro para os distritos, contribuindo para atração de novos negócios. Atualmente, todas as sedes municipais do estado possuem sinal de celular, conforme determinado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e o programa visa levar a cobertura para localidades não atendidas. No Fala Bahia, o pagamento por cada ERB instalada é feito por meio de desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em até doze meses e no investimento de até R$ 300 mil.

“Estamos concluindo a primeira etapa do Fala Bahia com ativação de sinal de celular em 157 localidades baianas. Em breve, iremos iniciar a licitação por meio de chamamento público para a segunda fase do programa, levando cobertura de telefonia móvel para outros 140 distritos. Para além de fazer ligações e utilizar a internet, o Fala Bahia é um importante vetor de conexão entre as pessoas e um aliado para o desenvolvimento econômico no estado” destaca Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura.

Dos 157 distritos atendidos na primeira fase do programa, seis terão o sinal ativado até o mês de novembro. São eles: Gamboa (Cairu); Igatu (Andaraí); Altamira (Conde); Banco Central (Ilhéus); José Gonçalves (Vitória da Conquista); Santo Estevão Velho (Antônio Cardoso).

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas