30.5 C
Guanambi
25.4 C
Vitória da Conquista

Nova sede do Samu de Vitória da Conquista será inaugurada nesta sexta

Mais Lidas

Anúncio

Será inaugurada nesta sexta-feira (4), a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O espaço está localizado na Avenida Integração, bairro Brasil. O serviço, cuja finalidade é prestar socorro à população em casos de emergência, recebe, em média, 285 ligações por dia, e atende cerca de 46 ocorrências diárias. Só no primeiro semestre deste ano, já foram 6.174 atendimentos prestados à população.

“Sempre foi um sonho mudarmos para a Avenida Integração, via que divide a cidade, onde teremos uma mobilidade melhor. O espaço é adequado para o número de funcionários que circulam aqui”, afirma a coordenadora do Samu 192, Gileaide Santana.

Anúncio

O serviço é formado por 147 profissionais, entre teleatendentes, médicos, condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, servidores dedicados aos serviços gerais e agentes administrativos, que trabalham em plantões de 12h ou 24h.

Foto: Reprodução

A nova sede terá dois prédios: um para a área técnica e outra para a administrativa. Nela, a equipe passa a ter uma sala de descompressão – área de convívio que é recomendada para a saúde mental dos servidores; refeitório amplo, sanitários, auditório para capacitações, salas administrativas e confortos com sanitários.

A equipe dispõe de quatro Unidades de Suporte Básico (USB), cada uma com um condutor socorrista, um técnico de enfermagem e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), na qual, além do condutor e do técnico, há um médico e um enfermeiro. Conta ainda com uma motocicleta – a chamada motolância, que também realiza atendimentos de urgência e emergência.

Além do suporte próprio, a Central de Atendimento do Samu 192 coordena as sete ambulâncias que a Prefeitura mantém na zona rural, a fim de atender a comunidade.

Desde 2011, o serviço mantém 11 bases descentralizadas nas seguintes cidades: Itororó, Macarani, Presidente Jânio Quadros, Belo Campo, Poções, Cândido Sales, Itambé, Anagé, Maetinga, Itapetinga e Condeúba, além de Vitória da Conquista. Esses municípios possuem ambulâncias e atendem também a outros municípios.

Critérios de atendimento

Mesmo com quase duas décadas de funcionamento, ainda existem pessoas que não conhecem a forma de atuação do serviço. Ele é um programa que presta socorro à população em casos de emergência e que tem protocolos a serem seguidos para realizar o atendimento.

O socorro é realizado após a ligação gratuita feita pelo telefone 192. A ligação é atendida por técnicos da Central de Regulação, que identificam a emergência e, imediatamente, transferem para o médico regulador, responsável por fazer o diagnóstico da situação e iniciar o atendimento, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações.

“Temos vários protocolos para serem seguidos e existe uma classificação de riscos, do mesmo jeito que acontece na porta dos hospitais, onde a pessoa chega, passa por uma classificação de riscos, se é verde, amarelo ou vermelho”, explica a coordenadora.

Por isso, a partir do diagnóstico, o médico avalia o melhor procedimento a ser feito.

-Orientar a pessoa a procurar uma unidade de saúde;
-Enviar uma ambulância de suporte básico ao local;
-Enviar uma ambulância com médico e enfermeiro.

Quando se deve chamar o Samu 192

Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; de maus tratos; em casos de intoxicação oxógena; queimaduras graves; trabalho de parto com risco de morte da mãe ou do feto; tentativas de suicídio; crises hipertensivas; transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte; acidentes/traumas com vítimas; afogamentos; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos; acidentes de trânsito; acidentes domésticos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas