24.9 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

SEI assina memorando de entendimento com a Universidade Tsinghua, na China

Mais Lidas

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), assinou nesta quinta-feira (3) memorando de entendimento para parceria com mais uma instituição acadêmica chinesa.

O documento firmado com o Instituto de Engenharia, Design e Pesquisa Ambiental de Beijing Guohuan, da Universidade Tsinghua, prevê a realização de estudos e projetos nas áreas de proteção ambiental, turismo cultural e construção sustentável, consideradas de interesse mútuo.

O memorando prevê o intercâmbio científico e tecnológico e a cooperação em pesquisa acadêmica, com a possibilidade de os resultados servirem de base para futuras relações comerciais entre a Bahia e a China. “A assinatura do memorando de entendimentos representa o início de uma jornada conjunta e promissora na busca por soluções para desafios cruciais que a humanidade enfrenta neste século. Unimos nossas forças em prol da proteção do meio ambiente, do desenvolvimento do turismo cultural e da promoção da construção limpa e verde”, comentou o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira.

O entendimento foi articulado durante a visita de equipes da SEI na China com a Academia de Oficiais de Negócios Internacionais (AIBO – Academy for International Business Officials), o Ministério do Comércio da República Popular da China e o Departamento de Comércio da Província de Liaoning. Os órgãos consideram a Bahia parceiro estratégico, com potencial para trocar e cooperar em áreas como desenvolvimento tecnológico, socioeconômico e ambiental.

Participaram presencialmente da assinatura os técnicos da SEI Rosane Aline Pedreira, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, e Anderson de Oliveira, coordenador de Recursos Naturais e Ambientais da SEI, além da diretora de Infraestrutura para o Desenvolvimento Científico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Luciana Menuchi.

A cerimônia aconteceu também de forma virtual, com a participação do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, do diretor de Estudos da SEI e doutor em Desenvolvimento Regional, Edgard Porto, e do assessor de planejamento da SEI e professor da Universidade Federal da Bahia, Marcelo Dourado.

De acordo com o ranking da QS World University Rankings 2021, a Universidade Tsinghua é a 15ª melhor instituição de ensino superior do mundo, ficando na frente, por exemplo, de universidades famosas como Yale, Columbia, Cornell, Johns Hopkins, Universidade de Toronto, Universidade de Tóquio, Universidade de Sydney, NYU e UCLA. No levantamento, ela fica imediatamente abaixo da EPFL, que é considerada a segunda melhor universidade da Suíça.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas