21.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Estratégia itinerante do rastreamento do câncer de mama chega a região de Vitória da Conquista

Mais Lidas

A região de Vitória da Conquista será contemplada com o programa “Saúde sem Fronteiras”, Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, que busca ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do agravo.

Somente esse ano, o programa lançado em 2011, deverá alcançar sete regiões de Saúde numa ação complementar a outras já desenvolvidas no que se referente à saúde da mulher. Na rede SUS, existem equipamentos específicos para o diagnóstico do câncer de mama em unidades de saúde, a exemplo do Cican, Hospital da Mulher e Unacons.

O previsto é que uma população estimada em 134.168 mulheres com idade entre 50 e 69 anos, residente em 19 municípios baianos sejam beneficiadas.

Na primeira fase da estratégia, a população alvo é identificada através das Unidades Básicas do Município e Secretarias Municipais de Saúde, e encaminhada para o exame de Mamografia Bilateral de Rastreio em unidade móvel que estará nos municípios atendidos.

Após a mamografia, num segundo momento, são realizados os exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas. As mulheres com diagnóstico positivo serão encaminhadas, através do programa, para tratamento em unidades de Alta Complexidade, referência em Oncologia.

Entre os dias 11de agosto e 29 de setembro, o rastreamento do câncer de mama atenderá os seguintes municípios: Vitória da Conquista, Anagé, Caraíbas, Maetinga, Presidente Jânio Quadros, Cândido Sales, Encruzilhada, Belo Campo, Planalto, Poções, Bom Jesus da Serra, Mirante, Caetanos, Ribeirão do Largo, Condeúba, Cordeiros, Piripá, Tremedal e Barra do Choça.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas