22.2 C
Guanambi
15.6 C
Vitória da Conquista

Programa de TV vai mostrar desenvolvimento do cinema em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Programa exibido pela TVE, Bem Bahia, irá mostra nesta quinta-feira (10), o desenvolvimento do cinema em Vitória da Conquista e apresenta também o projeto ‘Los Sueños’, no Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, e o Festival Latinidades. O programa vai ao ar todas às quintas-feiras, às 22h, com horários alternativos às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30.

Conforme informações do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), em Vitória da Conquista, terra de Glauber Rocha, o programa confere a produção cinematográfica na região. Daniel de Almeida, cineasta premiado pelo longa ‘Alice dos Anjos’, conta um pouco sobre a importância do cinema realizado fora do eixo Rio-São Paulo. Além disso, Glauber Lacerda e a diretora Rayssa Coelho falam sobre o curso de cinema, promovido pela UESB (Universidade Estadual do Sudoeste Baiano), responsável por desenvolver novos talentos e movimentar o cenário audiovisual na região.

De volta a Salvador, o Bem Bahia foi conhecer a Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos e a Biblioteca Maria Stella, que funcionam no Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. Elas acabam de ser contempladas no projeto internacional ‘Biblioteca Los Suenõs’, ganhando novo espaço de leitura e mais 1200 novos exemplares de livros, para atender aos estudantes da localidade. O projeto é viabilizado pela CEC Brasil, empresa de produção cultural e estímulo à leitura, em parceria com a Lei de incentivo do Ministério da Cultura.

O programa ainda apresenta o Festival Latinidades, que completa 15 anos em 2023, e se tornou, hoje, o maior festival de mulheres negras da América Latina. O evento une apresentações culturais de música, dança, literatura e ainda discute educação, empreendedorismo e economia criativa.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas