32.1 C
Guanambi
22.6 C
Vitória da Conquista

MPT e PRF definem fluxo para operações de combate ao trabalho escravo na Bahia

Mais Lidas

A criação de um fluxo de informações e procedimentos para facilitar as ações de combate ao trabalho escravo na Bahia foi o tema principal do encontro entre representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os procuradores do MPT Carolina Ribeiro e Ilan Fonseca, foram recebidos na tarde dessa quarta-feira (09) na sede da PRF no estado pelo superintendente Vagner Gomes e pelo chefe do Serviço de Operações da PRF na Bahia, Althemar Ramos Brandão. Também foram debatidas estratégias para o enfrentamento do tráfico de pessoas.

Durante a reunião, foram discutidos diversos aspectos da colaboração, incluindo o intercâmbio de informações, a realização de operações conjuntas e o fortalecimento das investigações para desmantelar redes de exploração de mão de obra em situação degradante. Atuando sempre em rede, com a participação de diversos órgãos, o MPT busca com essa parceria, fortalecer ações interinstitucionais nas operações de resgate de trabalhadores.

Aumento nos casos

Em quatro anos, de acordo com o Ministério do Trabalho (MT), o número de pessoas resgatadas dessas condições na Bahia cresceu 290%.

Dados do Portal de Inspeção do Trabalho apontam que, em 2019, foram 21 os trabalhadores retirados de situações análogas à escravidão. Em 2020, saltou para 64. No ano seguinte, 70. Em 2022, pulou para 82.

Trabalho escravo, ou em condição análoga

No Brasil, o entendimento do trabalho análogo à escravidão se dá quando é oferecido condições degradantes de trabalho, fazer com que as funções aconteçam de maneira forçada, condicionar jornadas exaustivas e gerar trabalho no regime de servidão.

Em todas essas situações, de forma isolada ou mútua, geram danos relacionados com as regularidades trabalhistas e também a dignidade do trabalhador.

Em caso de trabalho análogo ao escravo, as denúncias podem ser feitas através do Disque Direitos Humanos, por meio de ligação telefônica ao número 100.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas