24.9 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Ministro autoriza realização de estudos para concessão do Projeto de Irrigação Vale do Iuiú

Mais Lidas

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio do ministro Waldez Góes, irá autorizar nesta quinta-feira (24), a realização de edital para elaboração de estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental e modelagem jurídica para promover Parceria Público-Privada (PPP) voltada à execução de obras de infraestrutura para captação e distribuição de água no Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, no estado da Bahia.

De acordo com o Ministério a solenidade contará com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, e será realizada a partir das 10h30, na Agrícola Mattioni, localizada em áreas do projeto.

Administrado pela Codevasf, instituição vinculado ao MIDR, o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú está localizado no sudoeste da Bahia, na região do Médio São Francisco, abrangendo os municípios de Iuiú e Sebastião Laranjeiras.

Com cerca de 250 mil hectares de terras, o projeto contempla dois grandes blocos – Iuiú Norte e Iuiú Sul. Estudos preliminares indicam a viabilidade de irrigação de uma área de 51,7 mil hectares e apontam o grande potencial devido à qualidade do solo, clima favorável e captação de água do rio São Francisco, além da malha rodoviária para o escoamento da produção. A potencialidade agrícola aponta para culturas tradicionais, como o feijão e olerícolas (cebola, cenoura, melão, melancia, pimentão e tomate), além de frutícolas semiperenes (abacaxi, banana, mamão e maracujá) e perenes (goiaba, limão e manga).

Baixio do Irecê

Na solenidade, também será assinado protocolo de intenções entre o MIDR, por meio da Codevasf e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) para a concessão de dois lotes irrigáveis para implantação de viveiros para produção de mudas de espécies nativas (aroeira e angico) e mudas cítricas, bem como instalação de um Centro de Transferência de Tecnologia em Irrigação e introdução de novas culturas em áreas do Perímetro Irrigado Baixio do Irecê, também localizado na Bahia.

Considerado o maior projeto de irrigação da América Latina e dividido em nove etapas, o Baixio do Irecê, localizado entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, já iniciou suas atividades produtivas. Até o final de 2024, o investimento em obras de infraestrutura e produção deve chegar a R$ 500 milhões numa área de 8 mil hectares.

As etapas 1 e 2, implantadas pela Codevasf, receberam financiamento de R$ 100 milhões por parte do Banco do Nordeste, entre recursos para empresários e pequenos produtores, correspondendo a uma área de 1,8 mil hectares que já está em início de produção. Atualmente, há 1 mil hectares com plantação de milheto para incorporação no solo; 20 hectares de citrus (limão-taiti), consorciado com melancia e abóbora; e 80 hectares de feijão, dos quais 40 hectares já foram colhidos.

Antes da cerimônia, o ministro participará de um plantio simbólico de sementes de mamona e acionamento do sistema de irrigação na Agrícola Mattioni. Waldez Góes também realizará, às 13h10, uma visita técnica à Estação de Captação no rio São Francisco.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas