32.1 C
Guanambi
22.6 C
Vitória da Conquista

Temporal desta segunda foi mais um evento climático atípico ocorrido em Guanambi este ano

Mais Lidas

Um temporal atingiu Guanambi no início da noite desta segunda-feira (28) e pegou muita gente de surpresa. Embora já houvesse chovido no início da manhã de domingo (27) e as previsões indicassem possibilidade de novas chuvas no início da semana, a meteorologia não previa um temporal tão intenso na região.

O motivo do espanto foi a data atípica do ocorrido, faltando 26 dias para o fim do inverno, assim como a última chuva, registrada há 106 dias, em 13 de maio, com o outono já se encaminhando para o fim, épocas com raros registros de chuva nas últimas décadas em Guanambi.

O pluviômetro da Agência Sertão marcou 32 milímetros (mm) no Centro de Guanambi em pouco mais de dez minutos de chuva mais intensa. No entanto, continuou chovendo durante boa parte da noite e antes de meia noite já havia chovido pouco mais de 36 mm. Em algumas localidades, como em Candiba e Palmas de Monte Alto, leitores relataram acumulados superiores a 50 mm.

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não registrou o volume de chuva, pois mais uma vez, como vem ocorrendo com frequência, registrou uma pane, o que compromete a integridade dos dados. Entretanto, o equipamento instalado no aeroporto da cidade registrou rajadas de vento de até 35 km/h.

Além disso, em mais de 15 anos de medições do Inmet, desconsiderando as falhas constantes de registro por problemas no pluviômetro da estação, este foi o maior volume já registrado para agosto e ainda ocorreu três dias após o registro da maior temperatura do ano, registrada pela primeira vez no inverno.

Por fim, fechando a série de eventos atípicos como o temporal de inverno, a temperatura média registrada em julho foi a maior em todo este tempo de registros.

El Niño e Mudanças climáticas

O fenômeno El Niño tem afetado mudanças nos padrões meteorológicos em todo o Brasil, porém este pode não ser o único motivo para a ocorrência destas mudanças climáticas, intensificadas nos últimos anos.

De acordo com o Inmet, os dados coletados em seis décadas de registros em várias partes do Brasil indicam um padrão de aumento de temperaturas e redução de chuvas em muitas áreas de seu território.

Previsões

As previsões indiciam para a continuidade das chuvas na Região de Guanambi pelo menos até quinta-feira (31). Os acumulados devem variar entre 15 e 20 mm.

Aeroporto

O tempo fechado em Guanambi impediu o pouso do avião da VoePass vindo de Salvador. O piloto chegou a fazer algumas manobras em ciclo, mas como o tempo não melhorou, os passageiros acabaram voltando à Salvador. A companhia ainda não explicou qual suporte foi dado aos passageiros.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas