25.2 C
Guanambi
20.9 C
Vitória da Conquista

IF Baiano e FIPGuanambi celebraram convênio para desenvolvimento de solução tecnológica voltada à saúde pública

Mais Lidas

Anúncio

O Instituto Federal Baiano e a FIPGuanambi celebraram um convênio visando o desenvolvimento de um uma solução tecnológica visando reunir informações clínicas e sociodemográficas da população dos municípios da região de Guanambi, com base nos registros de diagnósticos de pacientes atendidos na Rede Assistencial de Saúde.

Os diretores do Campus Guanambi, Carlito José de Barros, e da FIP Guanambi, André Luis Samora de Souza, assinaram o convênio no fim de agosto, em uma reunião que contou com a presença do reitor do IF Baiano, Aécio José Prates. Desde então, o cronograma de elaboração começou a ser executado.

Anúncio

De acordo com o professor do IF Baiano, Dr. Carlos Anderson Oliveira Silva, coordenador do projeto, estudos com dados eletrônicos de saúde são cada vez mais frequentes na literatura. A chamada “medicina 4.0” vem aportando grandes volumes de investimentos em tecnologias na área da saúde, com vistas a melhorar a comunicação e o relacionamento entre médicos e pacientes, além de tornar o processo de cuidado com a saúde mais acessível e eficiente. Conhecer os seus pacientes e características clínicas tem sido um grande desafio na região de Guanambi/BA, afinal, os dados de pacientes e consultas médicas ainda estão, em sua grande maioria, organizados em caixas de papelão e fichas de papel, inviabilizando o seu acesso e processamento efetivo.

A parceria institucional envolvendo as áreas da saúde e ciência de dados também pretende subsidiar a tomada de decisões na construção de políticas públicas de saúde, de modo a contribuir com o desenvolvimento da pesquisa regional na área da saúde e da ciência de dados.

O desenvolvimento do projeto será realizado por profissionais do IF Baiano e por estagiários de áreas relacionadas ao projeto. A instituição atualmente vem conquistando expertise no desenvolvimento de tecnologias de dados, com a oferta do curso técnico de Informática para Internet, integrado ao ensino médio, e do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Toda a tecnologia desenvolvida com essa parceria será detalhadamente documentada com a finalidade de ser um importante insumo de pesquisa e ensino nas áreas envolvidas. A FIP Guanambi, instituição privada que oferta o curso de Medicina na cidade, tem interesse na melhoria da qualidade de dados disponíveis e aplicá-los na formação de novos médicos, que também irão atuar na construção do artefato.

Antes, no entanto, a proposta precisa ser submetida à aprovação do comité de ética e da aprovação do acesso às informações nos bancos de dados públicos. A previsão é que o projeto seja concluído em julho de 2024.

Ceteia

O projeto faz parte das ações Centro de Estudos Tecnológicos em Informática e Agronomia (Ceteia), sediado no IF Baiano e formado por professores e estudantes pesquisadores. A principal principal missão atender às necessidades da comunidade regional. Sua atuação voltada diretamente para pesquisas e a produção de ferramentas tecnológicas que visem a sustentabilidade, o desenvolvimento local e regional.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas