19.8 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Operação combate atuação de integrantes do PCC na Região de Vitória da Conquista

Mais Lidas

Foi deflagrada nesta terça-feira (12) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e às Organizações Criminosas (Gaeco), mais uma fase da “Operação Shark”. A operação coordenada pelo Ministério Púbico estadual teve como objetivo o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão na Bahia na cidade de Planalto, na região de Vitória da Conquista, com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Rodoviária Federal.

Realizada em parceria com Ministério Público do Estado de São Paulo, essa fase da operação busca desarticular lideranças da facção criminosa conhecida como PCC e combater o crime de lavagem de capitais.

De acordo com o Ministério Público com a primeira etapa concluída em setembro de 2020, a Operação Sharks teve início a partir de investigações conduzidas com o cruzamento de múltiplos dados, mirando integrantes dos principais escalões da organização. As provas colhidas revelaram que a cúpula da facção comanda sistemática que movimenta mais de R$ 100 milhões anualmente, quantia decorrente, primordialmente, do tráfico de drogas e da arrecadação de valores de seus integrantes, tudo com rigoroso controle em planilhas.

O trabalho desenvolvido por oito promotores de Justiça levou ao oferecimento de denúncia. Um dos alvos foi preso em julho deste ano, durante diligências realizadas em Pernambuco. O homem estava em um resort de luxo e, segundo o apurado, ocupa uma das mais altas posições nos escalões da facção, ficando a cargo de gerenciar parte do tráfico de drogas do exterior para o Brasil. Ele também atuava em esquemas para lavagem de dinheiro. Com o denunciado, as autoridades apreenderam documentos de identificação falsos, cartões de crédito e celulares.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas