Inmet emite alertas de baixa umidade para municípios da Bahia, Minas Gerais, Goiás e outros estados

A umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos nesta quinta-feira (14) em vários municípios da Bahia, principalmente naqueles localizados mais ao oeste do estado.

Três alertas para baixa umidade foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS). Eles foram classificados como amarelo, laranja e vermelho, de perigo potencial, perigo e grande perigo respectivamente.

Eles englobam também parte de Minas Gerais, Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, além do Distrito Federal. As condições de baixa umidade devem atingir mais de 1,1 mil municípios destes estados e devem ocorrer até por volta das 19h.

O alerta mais intenso, vermelho, classificado como de grande perigo, abrange um total de 46 municípios do Sul do Piauí e da divisa da Bahia. Nestas localidades a umidade relativa do ar deve cair abaixo do 12%, com grandes riscos para a saúde humana e animal, além do risco de incêndios florestais.

Já o alerta laranja engloba mais de 220 cidades de uma área que abrange também boa parte do Tocantins, Maranhão e algumas cidades do Noroeste de Minas. A umidade nestes municípios pode ficar entre 12% e 20%, também com riscos para a saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Em todos os casos, recomenda-se o consumo de bastante líquido, principalmente água, e que se evite atividades físicas com o tempo seco. Também é importante evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, o uso de hidratante para pele, e a umidificação do ambiente. Bebidas diuréticas como as alcoólicas e o café não devem ser consumidas nos momentos extremos.

Veja os alertas:

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile