22.6 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Missão técnica da Colômbia escolhe projeto baiano como referência em desenvolvimento rural sustentável

Mais Lidas

Anúncio

Missão Técnica, que começou nesta quarta-feira (20), realizada por representantes do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR) e da Agência de Desenvolvimento Rural (ADR), da Colômbia, reconheceu a importância das ações que a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) realizam para favorecer a agricultura familiar e gerar renda para as famílias agricultoras. As equipes técnicas visitaram a sede da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador.

O diretor-presidente da CAR, Leandro Ribeiro, recebeu os visitantes com a apresentação de um panorama das ações baianas em prol da agricultura familiar. “São R$ 3,5 bilhões investidos pelo Governo do Estado na agricultura familiar nos últimos anos e estamos de portas abertas para passar as nossas experiências de desenvolvimento rural para os representantes da Colômbia. É mais uma visita enriquecedora também para a continuidade das nossas políticas públicas”, disse.

Anúncio

O presidente da Agência de Desenvolvimento Rural da Colômbia (ADR), Luis Higuera, analisou de forma positiva o intercâmbio com a Bahia. “Na Colômbia, estamos buscando mais ações pela inclusão produtiva dos agricultores e agricultoras e viemos conhecer a experiência da Bahia desde a manifestação de interesse dos editais até o acesso aos mercados”.

O representante da Colômbia no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Humberto Oliveira, destacou a Bahia como referência na agricultura familiar do país. “A Bahia é um dos estados mais importantes do Brasil quando o assunto é agricultura familiar por tudo o que já tem feito pela promoção do desenvolvimento rural nos últimos 16 anos. Por isso, estamos aqui para conhecer um pouco mais essa estrutura e as ações que vem sendo realizadas”.

Após o dia de visita, que incluiu encontro de abertura, visita ao Empório da Agricultura Familiar e ao Centro de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar a comitiva segue, até esta sexta-feira (22), para visitas às experiências apoiadas pelo Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR com cofinanciamento do Banco Mundial.

O gerente do projeto Bahia Produtiva pelo Banco Mundial, Erivhelton Lima, comentou os motivos que tornam a Bahia referência para a transformação de vida dos agricultores familiares. “A Bahia é uma referência muito exitosa na construção e, principalmente, nas ações práticas de desenvolvimento rural, de cooperativismo, associativismo, assistência técnica e extensão rural e acesso a mercados. Essa experiência é essencial para ser compartilhada com outros estados e países”, finalizou.

Participaram da reunião de abertura o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, o gestor da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Lanns Almeida, além do segundo secretário da Embaixada da Colômbia no Brasil, Daniel Moreno, e do especialista sênior em Agricultura Familiar e Mercados inclusivos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) Colômbia, Marcos Fazzone.

A Missão Técnica segue até sexta-feira (22) com visitas para conhecer experiências da agricultura familiar nas cooperativas: Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), em Presidente Tancredo Neves; Associação de Desenvolvimento do Baixo Sul (Adebasul), em Gandu; Cooperativa de Biojoias, Pesca e Agricultura em Ituberá (Coobpagi), em Igrapiúna; a e Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Almada e Adjacências (Coopfesba), em Ibicaraí.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas