Cidade às margens do Rio São Francisco registrou temperatura de 43,5ºC nesta terça

A terça-feira (26) foi de muito calor em boa parte do Brasil, principalmente em áreas de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Bahia. Em São Romão, cidade de 10,3 mil habitantes localizada à margem esquerda do Rio São Francisco, no Norte de Minas, o registro foi histórico.

Depois de registrar 43ºC nesta segunda-feira (25), o termômetro da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registou máxima de 43,5ºC, pouco antes das 15 horas.

Além de ser a maior temperatura registrada no Brasil este ano, a marca é a maior já alcançada na cidade, superando os 43,1ºC do dia 18 de outubro de 2020.

A manhã em São Romão começou com mínima de 22,2ºC e logo nas primeiras horas a temperatura se elevou com rapidez. Antes das 11h, a máxima já havia superado os 40ºC e continuou subindo ao longo da tarde. Aliada ao calor, a umidade relativa do ar também caiu bastante, chegando a 13% no momento mais seco do dia.

Também no Norte de Minas Gerais, a cidade Januária registrou 41,8ºC, maior marca em mais de 60 anos, superando a maior marca de 22 de setembro de 2021, de 41,6ºC. O município possui registros oficiais do Inmet desde 1961. Montalvânia, na divisa com a Bahia, registrou 41,3ºC.

Na Bahia, Bom Jesus da Lapa, na margem direita do Velho Chico, registrou 41,6ºC por volta das 16h. A segunda maior temperatura da série histórica. A maior continua sendo os 41,7ºC do dia 22 de outubro de 2015. Na segunda, a temperatura chegou a 41,4ºC.

Nas próximas horas o Inmet deverá divulgar o balanço completo das temperaturas registradas por todo o país. O órgão divulgou o balanço oficial pouco antes do fim da tarde.

As previsões indicam que o calor deve continuar forte em toda área da Bacia Hidrográfica do médio Rio São Francisco. Até o fim da semana, as temperaturas devem permanecer com máximas acima dos 40ºC em muitas cidades. Não indicativo de chuvas significativas para estas áreas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile