21.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

IF Baiano abre quase 500 vagas para cursos técnicos em três cidades

Mais Lidas

Foram abertos os primeiros processos seletivos para ingresso de estudantes nos cursos técnicos integrados e subsequentes do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) em 2024.

A instituição possui 14 campi, distribuídos pelo interior da Bahia, nas cidades de Alagoinhas, Catu, Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença, Uruçuca e Xique-Xique.

Cada unidade lança seu próprio processo seletivo para preenchimento de vagas em cursos técnicos Integrados e Subsequentes. Já foram lançados três editais de seleção de estudantes, reunindo 495 vagas, em Itapetinga, Valença e Xique-Xique.

As inscrições são gratuitas, realizadas pela internet ou presencialmente nas unidades, nos dias informados por cada edital. O candidato pode escolher duas opções de cursos e será convocado para a segunda opção somente se houver vaga remanescente, após a chamada dos candidatos classificados em primeira opção.

Confira quais são os campi com oferta de vagas:

OcampusValençainiciou as inscrições na última quarta-feira, 27, e encerrará no dia 8 de novembro. As oportunidades são para os cursos técnicos em Agropecuária (90 vagas) e Agroecologia (90). Para concorrer, os interessados devem realizar inscrição online, preenchendo oformulário digitaldisponível napágina do processo. Já as inscrições presenciais serão feitas às segundas e quintas, das 14h às 17h, e às quartas, das 9h às 12h noCampusValença, localizado na rua Glicério Tavares, s/n. Bate Quente – Valença. Para dúvidas, os candidatos podem entrar em contato através do e-mail: prosel.ingresso@valenca.ifbaiano.edu.br

OcampusItapetingaofertará vagas nos Cursos Técnicos Integrados em Agropecuária (80), Agroindústria (35) e em Meio Ambiente (80). O período de inscrições vai de 2 outubro a 7 de novembro. Para concorrer, os interessados devem realizar inscrição online, preenchendo o formulário digital que será disponibilizado napágina do processo. Também será possível realizar a inscrição de forma presencial no endereço Av. Júlio José Rodrigues – Clerolândia, CEP: 45700-000 –campusItapetinga, de 2 de outubro a 7 de novembro, em dias úteis de 8h às 12h e 14h às 18h, exceto nos dias 13 de outubro e 3 de novembro, que serão ponto facultativo no campus. Para esclarecer dúvidas, os candidatos podem entrar em contato através do e-mail: prosel@itapetinga.ifbaiano.edu.br.

OcampusXique-Xiqueofertará vagas em cursos técnicos na forma Subsequente ao Ensino Médio – EAD – Noturno em Secretaria Escolar (40), Multimeios Didáticos (40) e Vendas (40). As inscrições iniciam dia 2 de outubro e encerram no dia 22 de outubro. Para concorrer, os candidatos devem realizar inscrição online, preenchendo o formulário digital que estará disponibilizado napágina do processo seletivo. Para os(as) candidatos(as) que não tenham acesso à internet, serão disponibilizados, entre os dias 09 a 13 de outubro, pontos de apoio no Campus Xique-Xique, localizado na Rodovia BA 052, Km 458, s/n, para a realização da inscrição presencial.

Todas as etapas do processo de ingresso devem ser acompanhadasnesta página. Detalhamento do processo seletivo está disposto noEdital

Dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail para: prosel@xique-xique.ifbaiano.edu.br

Critério de seleção

O critério de seleção para os cursosTécnicos Integradosse dará por meio da Média Final resultante das médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, através de análise do histórico escolar anexado à documentação no ato de inscrição. São requisitos para o ingresso nos cursos Integrados, após aprovação: ter concluído o Ensino Fundamental II (9º ano), até o momento da matrícula e apresentar a documentação exigida pelo edital no ato da matrícula.

Já para ingressar nos cursosSubsequentes, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio. Cada unidade definirá seu critério de seleção. OcampusItaberaba, por exemplo, utilizará a análise do Histórico Escolar como critério de seleção, considerando as médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 2º ano do Ensino Médio para calcular a Média Final dos candidatos inscritos.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas