Tempo deve seguir seco e quente nos próximos dias nas regiões de Barreiras, Guanambi e Vitória da Conquista

As temperaturas devem seguir altas e a chuva não deve aparecer nos próximos dias na maior parte do território baiano. As previsões dos institutos de meteorologia e modelos meteorológicos apontam para o predomínio do céu aberto em todo o estado, com exceção do litoral, que pode registrar algumas pancadas e temporais ao longo desta e da próxima semana.

Em Barreiras, no Extremo-Oeste, e em todas as áreas produtivas da região, não há sinal de chuva. Na última semana, após vários dias com temperaturas máximas próximas de 40ºC, choveu em algumas localidades, porém em volumes muito pequenos. A estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou acumulado de apenas 3,7 milímetros na primeira semana de outubro.

O mesmo vale para Guanambi, no Centro-Sul, onde também deve continuar fazendo calor, sem registros de chuvas. Chegou a chover em algumas localidades do município na semana passada, inclusive com registro de granizo. No entanto, as chuvas não foram expressivas e não atingiram toda a cidade.

Em Vitória da Conquista também não deve chover de forma expressiva pelo menos nos próximos dez dias. As temperaturas também devem continuar altas para os padrões da cidade, localizada a quase mil metros de altitude. Na última quinta-feira (5) chegou a chover em média 9 mm pelos registros dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), porém as precipitações não se repetiram nos dias seguintes.

Chuvas nas últimas semanas de outubro

As previsões de médio e longo prazo apontam para uma possibilidade de melhora no cenário meteorológico por volta do dia 22 de outubro. A partir desta data, pode voltar a chover na região, porém em volumes ainda não suficientes para reverter o cenário de seca que assola o semiárido baiano devido à influência do El Niño, que normalmente concentra as chuvas da primavena no Sul do país.

Os próximos dias devem ser de muita chuva em Santa Catarina, Paraná e partes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Veja a previsão para os próximos dias

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile