31.7 C
Guanambi
23.2 C
Vitória da Conquista

Ifba abre 200 vagas em curso de pós-graduação gratuito

Mais Lidas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou nessa terça-feira (10), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) e da Coordenação Institucional do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), o edital de abertura de 200 vagas para o curso Especialização em Ensino de Ciências anos Finais do Ensino Fundamental – Ciência é 10!, na modalidade à distância. As inscrições vão até o próximo dia 15 de outubro.

O processo seletivo visa selecionar profissionais do magistério da Educação Básica, que estão atuando nos sistemas de ensino público – municipal, estadual ou federal -, e ministram aulas nas Séries Finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, conforme item 3 do edital, que tenham interesse em cursar a pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciências – Ciência É 10!.

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e serão realizadas exclusivamente via internet, por meio do preenchimento e submissão de formulário de inscrição online disponível no link, até o próximo dia 15 de outubro, conforme previsto no cronograma do Edital nº 26/2023/PRPGI/IFBA, de 18 de setembro de 2023.

O edital contempla reserva de vagas para negros/as (pretos/as e pardos/as), indígenas, quilombolas, pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis) e para pessoas com deficiência (PcD).

O curso

O curso tem por objetivo a formação, em nível de especialização, de profissionais do magistério da Educação Básica, que estão atuando nos sistemas de ensino público e ministram aulas nas séries finais do Ensino Fundamental, “a fim de apresentar e aprofundar saberes pedagógicos, a partir da oferta de suporte teórico, prático e metodológico para a atuação docente, pautados nas dinâmicas e nas necessidades advindas do trabalho cotidiano dos/das professores/professoras no espaço da escola e da sala de aula, de modo a fortalecê-los/las no enfrentamento dos desafios postos por esse trabalho”, define o Edital nº 26/2023/PRPGI/IFBA.

O curso tem previsão de 18 meses, conforme calendário acadêmico do IFBA, envolvendo a participação obrigatória do(a) aluno(a) em atividades à distância e presenciais.

De acordo com o edital, as atividades didático-pedagógicas (aulas, chats, fóruns, avaliações, etc) acontecerão em ambiente virtual de aprendizagem por meio de ferramentas interativas, com mediação docente, tutorial e de recursos didático-tecnológicos, sistematicamente organizados, e também em encontros presenciais obrigatórios, que “ocorrerão em quantidade variável, predominantemente aos sábados ou em outro dia da semana, em conformidade com a disponibilidade do polo de apoio presencial e o planejamento de cada disciplina”.

Cronograma

Etapa

Data

Período de Inscrição

25/09/2023 a 15/10/2023

Publicação do Resultado Preliminar da 1ª Etapa – Homologação de Candidaturas

19/10/2023

Prazo para Interposição de Recursos ao Resultado Preliminar da 1ªEtapa – Homologação de Candidatura

20/10/2023 e 21/10/2023

Publicação do Resultado da Avaliação de Recursos da 1ª Etapa – Homologação de Candidatura

24/10/2023

Publicação do Resultado Preliminar da 2 ª Etapa – Análise da Experiência Profissional

26/10/2023

Prazo para Interposição de Recursos – Resultado Preliminar da 2ª Etapa – Análise da Experiência Profissional

27/10/2023 a 28/10/2023

Publicação do Resultado Final

31/10/2023

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas