31.7 C
Guanambi
24 C
Vitória da Conquista

UFRB abre seleção para programas de mestrado e doutorado

Mais Lidas

Estão abertas as inscrições para dois processos seletivos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As vagas são para alunos regulares nos programas de pós-graduação, em níveis de mestrado e doutorado, em Ciências Agrárias e Engenharia Agrícola, para o início das aulas no primeiro semestre acadêmico de 2024.

Os cursos são vinculados ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em Cruz das Almas. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 65,00 para o mestrado, e de R$ 75,00 para o doutorado, pagas em agências do Banco do Brasil.

Mestrado e Doutorado em Ciências Agrárias (PPGCAG)

As inscrições dos interessados no mestrado e no doutorado em Ciências Agrárias acontecem até o próximo dia 31 de outubro, exclusivamente via internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), por meio da ferramenta de acesso GOV.BR.

São oferecidas 11 vagas para o doutorado; e 14 vagas para o mestrado em Ciências Agrárias, ambas na área de concentração em Agricultura Tropical, contemplando quatro linhas de pesquisa: Produção Vegetal; Solos e Ecossistemas; Biotecnologia e Proteção de Plantas; e Microbiologia Aplicada e Bioprodutos.

São admitidos candidatos para o mestrado que possuam o curso de graduação de nível superior em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas ou outros cursos relacionados à Agricultura Tropical. Poderão ser admitidos os candidatos portadores de diplomas de tecnólogo na área de Ciências Agrárias, desde que seus currículos contenham, predominantemente, disciplinas pertinentes à área de concentração. E para o curso de doutorado, os candidatos devem apresentar, ainda, diploma do mestrado (caso ainda não o possua, apresentar declaração de defesa indicando o título obtido e a respectiva data de homologação); e histórico escolar do mestrado.

Das 11 vagas oferecidas para o doutorado, uma vaga poderá ser ocupada para servidores técnico-administrativo do quadro efetivo da UFRB; duas vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, uma vaga para pessoa com deficiência, e duas vagas para indígena, quilombola ou pessoa trans.

Das 14 vagas oferecidas para o mestrado, uma vaga poderá ser ocupada por Servidores Técnico-Administrativos do quadro efetivo da UFRB; e, atendendo à política de cotas, três vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, uma vaga para pessoas com deficiência e duas vagas para indígenas, quilombolas ou pessoas trans.

A reserva de vagas obedece a Resolução Conac 033/2018, a qual dispõe sobre o sistema de cotas raciais para o acesso e outras políticas de ações afirmativas para a permanência de estudantes negros, quilombolas, indígenas, pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis) e pessoas com deficiência em todos os cursos de pós-graduação da UFRB.

As etapas da seleção do mestrado e doutorado serão baseadas em três critérios: Análise do Histórico Escolar (HE); Análise do Currículo Lattes (CL); e Avaliação e defesa do Plano de Pesquisa (PP).

Foto: Reprodução/UFRB

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, doravante denominado PPGCAG, tem por objetivo capacitar, no nível de Mestrado e de Doutorado Acadêmico, profissionais na área de Ciências Agrárias correlacionadas à Agricultura Tropical, em pesquisa e ensino de alto nível, subsidiando-os com conhecimentos teóricos e práticos na área de concentração e linhas de pesquisa de sua competência, por meio de disciplinas, orientação e desenvolvimento de trabalhos científicos e trabalhos acadêmicos, incluindo treinamento em docência do ensino superior. O PPGCAG visa a promover o desenvolvimento da capacidade crítica, ética e de metodologia científica para a geração e a difusão do conhecimento científico e da capacidade de buscar soluções para problemas relacionados à área de formação, atendendo à demanda por profissionais qualificados, frente aos novos desafios do agronegócio.

Confira o edital.

Mais informações em ufrb.edu.br/pgcienciasagrarias.

Mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola (PPGEA)

As inscrições dos interessados no mestrado e no doutorado em Engenharia Agrícola acontecem até o próximo dia 6 de novembro, exclusivamente via internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), por meio da ferramenta de acesso GOV.BR.

São oferecidas dez vagas para o doutorado; e quatro vagas para o mestrado em Engenharia Agrícola na área de concentração em Agricultura Irrigada e Recursos Hídricos, contemplando três linhas de pesquisa: Engenharia de Irrigação e Manejo de Sistemas Hidroagrícolas; Fertirrigação e Manejo de Culturas Irrigadas; e Recursos Hídricos: Uso, Gestão e Qualidade.

Poderão ser admitidos candidatos que possuam o curso de graduação de nível superior em Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica ou correlatas. Poderão ser admitidos os candidatos portadores de diplomas de tecnólogo na área de agricultura irrigada, irrigação e recursos hídricos e bacharelados, desde que seus currículos contenham, predominantemente, disciplinas pertinentes à Área de Concentração do PPGEA.

Das dez vagas oferecidas para o doutorado, uma vaga poderá ser ocupada para servidores técnico-administrativo do quadro efetivo da UFRB; duas vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, uma vaga para pessoa com deficiência e duas vagas para indígena, quilombola ou pessoa trans.

Das quatro vagas oferecidas para o mestrado, atendendo à política de cotas, uma vaga poderá ser destinada a candidato autodeclarado negro, uma vaga para pessoa com deficiência e uma vaga para indígena, quilombola ou pessoa trans.

A seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira etapa da seleção, consistirá em uma Avaliação da Apresentação da Proposta de Trabalho e a segunda etapa, Avaliação Curricular.

Foto: Reprodução/UFRB

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, doravante denominado PPGEA, tem por objetivo capacitar, em nível de Mestrado Acadêmico e de Doutorado, profissionais da área de Engenharia Agrícola ou correlatas, em pesquisa e ensino de alto nível, subsidiando-os com conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de concentração de sua competência, por meio de disciplinas (créditos), orientação e desenvolvimento de trabalhos científicos e trabalhos acadêmicos, incluindo treinamento em docência do ensino superior. O PPGEA visa promover o desenvolvimento da capacidade crítica, ética e de metodologia científica para a geração e difusão do conhecimento científico e da capacidade de buscar soluções para problemas relacionados à área, formando profissionais qualificados frente às demandas da sociedade.

Confira o edital.

Mais em ufrb.edu.br/pgea.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas